Páginas

16 junho, 2015

Minhas panelas brinox ceramic life

Panela é uma coisa que não dá pra comprar qualquer uma, pois é nossa saúde que está em risco, certo?
Aqui nesta casa, não existe panela convencional de teflon nem de alumínio, estão ligadas à câncer e alzheimer, tem várias informações na net, mais completas em inglês.

Quando montei a cozinha nesta casa eu já tinha um jogo de panelas de inox, Tramontina de fundo triplo que estava em uso, o problema do Inox é que ela aquece muito rápido e praticamente triplica a temperatura, o que acontecia é o refogado queimar e o fundo da panela virar uma crosta preta dificil de limpar.
E aqui a base alimentar é sempre um refogado: óleo de soja orgânico,  alho, cebola, tomate, leguminosa e verdura. E algumas de teflon, que óbvio não via a hora de trocar.
Pra queimar a panela e ficar horas pra limpar, não rola. As de inox acho ótimas para coisas que vão mais líquido - ensopados, sopas, ferver legumes. Sopas só faço nelas.

Mas senti muita falta de um revestimento antiaderente justamente pra refogar, o que mais se cozinha nessa casa.
Claro que precisava de algo que coubesse no bolso e que fosse prático de manusear, então escolhi esse jogo de 8 peças Ceramic Life da Brinox, morri quando vi o jogo vermelho!
(Sim, a cor me influencia muito na hora da compra rs...)







Eu tinha foto das caixas mas minha câmera morreu e lá se foi o memory card, quase dois anos atrás tinha toda a explicação no site, como não liberar PFOA e metais pesados. Ponto, isso é o que me importou.
Num grosso modo, digo que as panelas são muito boas! Distribuem o calor por igual, mantém o aquecimento e cozinham refogados maravilhosamente bem, tô contente!
A maioria está novinha, além de serem bonitas já tem pouco mais de ano e algumas estão inteirinhas:

panelas com tampa: 18x9cm e 1,55 litro e 16x8cm e 1,25 litro

A menorzinha uso pra temperar feijão, é  ótima, refoga bem o óleo de soja orgânico com alho e só leva 5 minutos pra ferver. Essa depois de 2 anos desbotou um pouco com o calor.

A outra uso pra refogar escarola, quiabo e etc... refoga rápido tomate em cubinhos e em 5 minutos fica pronto, Uso bastante, quase todo dia e ainda estão inteirinhas, inclusive cabos.



A caçarola média com tampa  20 x 9,5 cm 2,55 L, que vem no jogo acho boa para fazer ensopados como legumes ao curry.
A wok eu comprei separado, porque né já viu japa sem essa panela?! rs... ela é boa pra refogar  os vegetais do yakissoba ou Bifun frito e também pra fazer pipoca, é bem rápida, refoga em cerca de 5 minutos também .
Uso numa média de 2 x por semana e está novinha.
Paguei cerca de R$175 - sim é bem cara, mas não muito mais que as wok japonesas na Liberdade, a maioria é de teflon, mas compensa , eu gosto muito.



Cuidados:
Assim como teflon, esse revestimento está sobre o alumínio, que sim é ótimo, só que cuidados devem ser tomados - como não usar utensílios metálicos, porque pode riscar sim! Aqui só uso silicone, comprei na Etna e pra refogar a comida, colher de bambu! TComprei na feira da Liberdade de domingo, falei aqui. Usando somente estes, as panelas estão novinhas, como podem ver!

E todas estas até aqui são facilimas de limpar, lado amarelo da esponja, detergente Biowash ou sabão de óleo reciclado, nada de sapóleo ou outro produto mirabolante tóxico.

Se grudar ou queimar uso esta mistura:
2 partes de bicarbonato + 1/2 de vinagre + 1/2 de limão e deixa de molho de um dia pro outro, sai tudo!

Apesar de ter gostado muito, nem tudo são flores, algumas peças estão bem danificadas...


Os poréns:

Aqui estão bistequeira, fervedor e frigideira grande,no jogo de 8 tem uma menorzinha que só cabe um ovo - achei a maior inutilidade da vida, porque dá pra fritar ovo na maiorzinha.
Aqui aconteceu da panela ficar em fogo muito alto ou fritar por muito tempo e deixar queimar.
A frigideira foram vários ovos fritos, o óleo queima e fica essa tristeza. O fervedor é culpa do fogão Brastemp Active, que é muito ignorante, chama potente!
Cabe justissimo em cima do queimador e aí cozinha o cabo em baquelite, tá vendo o preto ali?! Perdeu um teco do cabo, afff... pra usar sem queimar o cabo tem que deixar 1/3 pra fora do queimador... a solução era a Brinox aumentar o diâmetro do fervedor, acho muito estreito e pequeno. E sim, as leitoras disseram que aconteceu com elas também de trincar o cabo.

A bistequeira, achei legal no começo, justamente pra fritar bisteca, só que... ela fica todinha preta, não sei se é culpa do fogão ignorante , falta de óleo.
Se acontecer, deixe de molho numa pastinha grossa de vinagre + bicarbonato, no dia seguinte ferve por uns 5 minutos e dá uma raspadinha , pronto sai tudo! Deixei assim pra vocês verem, mas sai...

Na época era lançamento, não tinham outros jogos e só a wok era avulsa.  Agora que estamos na transição pra vegetariano, só uso pra fritar hamburguer de quinoa ou soja de vez em quando, hoje compraria o jogo de 6 e uma frigideira média avulsa,além da wok que nós amamos, agora tem outros modelos avulsos.

Pra mim, ter algumas peças de inox como a de cozinhar macarrão com cestinha removivel, uma vaporeira em inox pra cozinhar legumes no vapor (cabe na caçarola brinox média) mais algumas caçarolas em inox porque retém bem mais o calo e são melhores pra comida com mais líquidos são o suficiente, dá pra ver todos os modelos aqui.

No geral, achei muito boa as panelas, visto as que mais uso.  Só não indico o fervedor e as frigideiras, as demais são ótimas!
Além disso elas são mais leves, Le creuset além de caro é muito pesada e as Ceraflame , são de cerâmica pura, imagine um pote de cerâmica, é pesado e pode quebrar... eu não me arriscaria a pagar caríssimo numa panela que só de bater na pia pode trincar.
O conjunto com 5 peças custa R$249 no Submarino - clica aqui

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys