Páginas

29 janeiro, 2015

PBS Grarden | Onde conseguir sementes orgânicas

Minha motivação para plantar flores é principalmente preservar abelhas, que sim - estão sendo dizimadas aos milhares.
O  ducumentário Vanishing Bees, mostra que fertilizantes sistêmicos como o Gaucho da Bayer, ou seja - aquele que atua por dentro do sistema linfático da planta e já embutido na semente, faz as abelhas ficarem chapada... carregam o veneno pra dentro da colméia e o resultado é a morte em massa e já houve vários protestos na Europa, pedindo a retirada do pesticida. Saiba mais e assine a petição aqui

Mas como aqui é Brasil e a Anvisa faz quase nada, deixando agrotóxicos rolando solto no país... a solução aqui foi implantar uma horta, e o problema não se resolve só em plantar e pronto já que o maldito pesticida vem 'de brinde' embutido na planta - eu queria tudo orgânico se possivel.
Então comprei algumas mudas na Feira de Orgânicos do Ibirapuera.

E claro, comprei sementes também. Minhas primeiras sementes orgânicas foram as da Sambalina, mais orgânico que isso impossivel, é de um casal que resolveu virar agricultores e tudo orgânico e artesanal. Bacana é que enviam um email com instruções de plantio de cada semente.



Como tudo orgânico é mais caro e o plano é ter uma grande variedade de plantas, lá na Feira de orgânicos do Ibirapuera tem as sementes da Isla, não são orgânicas mas não tem defensivos agricolas , ou seja - sem pesticida sistêmico, dá pra dizer 100% natural. Por lá é possivel encontrar pacote de sementes por R$3,50


Pra nossa alegria, no Garden Sul em SP as mesmas saem a R$1,50 em média - aí sim, vimos vantagem!

E outra forma de conseguir sementes é retirando da própria hortaliça/fruta! Claro que nem sempre se consegue e existem maneiras de produzir uma semente apta pra plantio. Um dos processos é retirar a semente, lavar a película, passando por uma peneira delicadamente, deixar secar e guardar em geladeira.
Minha sogra linda, agricultora a vida toda (e mais orgânica na alimentação do que eu e todas as leitoras do blog juntas!) disse que as sementes aguentam até 20 anos na geladeira (!!!!)

Então fiquei tentando.. .pimentão e tomate não consegui e continuo tentando... mas as sementes do maracujá orgânico prosperaram! Olha que lindo!

Primeira bandeja: maracujás e da ponta: tomate com sementes da Sambalina
Curiosamente, depois de ter desistido por um tempo de fazer minhas sementes, quando estávamos preparando o solo pra futura horta, nós jogamos várias hortaliças e legumes na terra a fim de ter nutrientes... 2 meses depois os tomates ali jogados nasceram rs... iguaizinhos as da sementeira rs... então também tem a possibilidade de só jogar as sementes na terra e orar pra vingarem.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys