Páginas

14 novembro, 2014

Sobre prazo de validade dos cosméticos orgânicos

Cosméticos orgânicos e 100% naturais tem um prazo de validade menor, se comparados aos convencionais.
Se deve a  ausencia de conservantes nocivos e polêmicos como os parabenos. Em substituição aos conservantes sintéticos, usa-se mel, sal , açucar, óleos essenciais, ácido citrico, tocoferol, entre tantos outros.
Ao longo de quase quatro anos usando cosméticos orgânicos/100% naturais, pude ver vários prazos de validade e o comportamento de alguns produtos


Existem cosméticos orgânicos cujo prazo de validade é mínima: 6 meses. Já vi nos frascos da Neal's Yard e 100% Pure, normalmente são loções ou cremes, entre eles, hidratantes faciais com filtro solar , base líquida e tudo que entra algum líquido na fórmula.





Produtos que contenham água requerem um conservante, nada vive e se desenvolve sem água, tenha isso em mente quando você comprar um produto que tenha água na composição, geralmente tem duração menor -até um ano.  Exemplo: hidratante lavanda Reserva Folio

Produtos que ao invés de água usam hidrolatos conseguem uma ação antimicrobiana maior, já que tem a água que usaram para extrair os óleos essenciais,esse produto final ganha as propriedades bactericidas dos óleos essenciais, a Cativa Natureza usa hidrolato ao invés de água e seus produtos chegam a 2 anos de validade.

Maquiagens compactas, sombras, blushes,  tem em média prazo de 1 ano, como a base em pó da 100% Pure abaixo:


Produtos estrangeiros vem com um simbolo de potinho aberto e o número de meses válido


Maquiagem em pó solto normalmente tem validade indeterminada, podem durar ad infinitun desde que usadas medidas preventivas como não usar pincel sujo e guardar em abrigo da luz e longe de umidade e calor excessivo. Teoricamente não estragam já que não contém derivados de organismos vivos, geralmente plantas.
Tenho um blush da Everyday Minerals que já vai para 3 anos e está ótimo, vide aqui.

Sabonetes artesanais tem duração de 6 meses a 2 anos, tudo depende da fórmula, mas no geral, o corpo do sabonete pode aguentar um pouco além da validade, somente os óleos essenciais que além de efeitos terapeuticos são responsáveis pelo cheiro vão evaporando ao longo do tempo.

Produtos que utilizam óleo vegetal + cera e óleos essenciais tem validade maior e podem ser usados muito mais do que o prazo de validade determinado no frasco.

Exemplo: Night night balm da Badger, que já tenho há um 1 ano e meio, vide aqui e os filtros solares também da Badger tanto em bastão quanto em bisnaga, vide aqui, prazo impresso no rótulo é 12 meses, já chegou a 1 ano e meio e está bom, o segredo?! Mantenha em geladeira! E não guarde o filtro solar no porta luvas do carro para não cozinhar seu filtro!

Aqui entram as manteigas artesanais, como a  manteiga perfumada da Ewé e o bálsamo de olhos Sal da Terra que tem prazo médio de até 2 anos.

A geladeira pode prolongar muito a vida do seu cosméticos, vale guardar óleo corporal, hidratantes diversos, filtros solares, só não vale guardar maquiagem em pó, pois pode pegar umidade.

Tem validades menores sim, e isso ajuda a brecar o consumismo por curiosidade ou colecionar produto, mas passado o prazo de validade não quer dizer que o produto morreu e não serve mais. Se observar consistência e cor diferente, odor desagradável, eficácia diminuida´ou alergias, descarte óbvio...

Aqui vale o bom senso.. se estiver igual e mantido em boas condições citadas para as makes continue usando, é desperdício jogar fora um produto que ainda funciona só por ter expirado o prazo. Exemplo disso é o filtro solar da Neal'Yard - prazo de validade de 6 meses, consegui usar por um ano.

Na grande maioria das vezes o prazo de validade está ali por burocracia e obrigação dos órgão regulamentadores como Anvisa e FDA.


 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys