Páginas

26 junho, 2014

Lenços umedecidos: praticidade ou preguiça?

Já faz algum tempo que ando refletindo minhas necessidades de consumo, e cheguei a uma conclusão, que é coisa de preguiça-  lenços umedecidos de tudo-que-é-tipo invadiram o mercado de uma forma que me dá medo!

Quando eu era bebê, acredito que não tinha esse tipo de coisa, e minha mãe se virou bem sem entupir o bumbum do meu irmão e o meu com sei lá o que que estivesse presente naquilo, quando se analisarmos bem, a única vantagem é pra mãe ter menos trabalho, sendo que se você usar um borrifador e papel higiênico, o resultado é muito próximo.

O argumento para vender o tal lencinho umedecido é que limpa 30% melhor que o papel higiênico... mas em tese um papel higiênico é mais limpo em termos de toxinas. Veja só o que tem num lenço que você passa no bumbum do seu filho:
Produto Pamper's a venda nos EUA - clica aqui.

Water, Disodium EDTA, Xanthan Gum, Bis-PEG/PPG-16/16 PEG/PPG-16/16 Dimethicone, Caprylic/Capric Triglyceride, Benzyl Alcohol, Iodopropynl Butylcarbamate, Sodium Hydroxymethylglycinate, PEG-40 Hydrogenated Castor Oil, Citric Acid, Pentadecalactone

Sinceramente eu me apavoro com produtos infantis que em tese deveriam ser mais gentis com os bebês... mas estão cheio de tranqueiras, você sabe de cabeça o que são esses ingredientes?!

Problema n. 2 é que estes lenços são feitos de TNT - Tecido não tecido, feito com polipropileno ,se um tecido comum demora 400 anos pra se decompor, imagine algo que é um não tecido? Seu bebê vai existir na Terra, reencarnar 3 vezes (pra quem acredita nisso) e o maldito lenço umedecido pode estar querendo se decompor, fora as centenas de fraldas que ele usou , ainda estarão lá.


Daí chega em nós, mulheres descoladas, antenadas que querem tudo pra ontem, sem perder tempo - em nome da praticidade você vai lá e compra um: lenço demaquilante, pra usar com sua make caréssima, hype, que foi testada em animais e com trocentas substâncias quimicas que você não tem noção do que é, nem do mal que fazem - bom... deveria ter noção que limpar sua vaidade assim custa algo que demora de 100 a  200 anos pra se decompor.
Veja o que tem na fórmula de um lenço demaquilante da Neutrogena e faça seu relatório no EWG, (veja aqui como faz):

Water, Isonyl Isononanoate, Pentaerithrityl Tetraethylhexanoate, Cetyl Ethylhexanoate, Cyclopentasiloxane, Isostearyl Palmitate, Hexylene Glycol, Aloe Vera (Aloe Barbadensis) Extract, Cucumis Sativa (Cucumber) Fruit Extract, Glycerin, Carbomer, PEG-6 Caprylic/Capric Glycerides, Sucrose Cocoate, PEG-4 Laurate, Sodium Hydroxide, Dehydroacetate Acid, Benzoic Acid, Iodopropyl Butylcarbamate, Phenoxyethanol, Fragrance (Parfum)

Da eficácia: eu já usei estes lenços e te garanto que a demora pra retirar a make leva o mesmo tempo que se usar minha infálivel fórmula de óleo vegetal e toalhinha, veja aqui, e que ao custo de R$20 em média, ou seja $1 por lenço, você pode comprar uma garrafa de azeite de boa procedência e ter demaquilante atéeeeeeeeeeeeeeee... e bem melhor que sabonete de bebê, pois infelizmente até ele tá cheio de química nociva.

"Ah mas dá trabalho de lavar a toalhinha" - gente, na boa- se praticidade virou sinonimo de preguiça, lamento mas o mundo está bem perdido, lavar a toalhinha, só precisa de uma passada de sabonete e umas 3 esfregadinhas. Ou se não quiser a toalhinha, a buchinha de rosto ou mesmo um bom sabonete lavam tudo do teu rosto, já faz 3 anos que uso óleo e nunca tive espinha por isso.  E não me diga que você fica num lugar que não tenha banheiro quando viaja... e sim, tem dia que eu coloco tudo que tenho direito no carão, desde o primer, até retoque de pó...

Ah mas os lencinhos úmidos para limpar as mãos é super necessário
Não sei o que eu prefiro, ficar com os germes ou com parabenos na mão, pois eu bato perna na 25 de março e como por lá, nunca tive diarréia ou intoxicação alimentar, meu alcool spray que faço em casa ainda deixa a mão macia e cheirosa, vide aqui, em um sistema refilável ad infinitum, não polui e não te intoxica.
Veja o que tem na fórmula de um lenço anti germes:

Water, Polysorbate 20, Glycerin, Phenoxyethanol, Aloe Barbadensis Leaf Juice, Fragrance, Methylparaben, Tocopheryl Acetate, Tetrasodium EDTA, Disodium Cocoamphodiacetate, Butylparaben, Citric Acid, Ethylparaben, Propylparaben


E por fim, a última invenção é que você precisa limpar e acabar com germes com lenços umedecidos em produto de limpeza... poxa, até papel toalha resolve o problema, nisso posso chamar quem compra de trouxa, pois gasta dinheiro a toa e ainda precisa de 3 encarnações pra decompor o lenço que você limpou um pingo de sorvete no chão, esse não tem desculpa...

Portanto, acho que com excessão dos bebês, que a bem da verdade é bem mais prático limpar o cocô dele no shopping com lencinhos, isso se não der alergia, mães já vieram contar que podem dar alergias (mas por favor procure uma fórmula com menos ingredientes tóxicos), todos os outros lencinhos tem alternativas totalmente sustentáveis e seguras...

Este blog não resenha, nem usa lenços umedecidos por serem extremamente ruins em termos ambientais.
Qual sua escolha?

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys