Páginas

05 junho, 2013

Evite esfoliantes com microesferas!

Uma das coisas que me deixa mais feliz de usar cosméticos naturais e orgânicos é o fator não poluição ambiental - entre outras razões mil.
Um componente que é altamente poluente são as microesferas de polietileno, aquelas bolotinhas coloridas presentes em esfoliantes faciais e corporais - chamadas de microplástico

Está trazendo um problema sério: o microplástico nos oceanos  é tão abundante que acabou virando parte do ecossistema. Plânctons e pequenos crustáceos se alimentam deles, se intoxicam -> pequenos peixes comem destes seres e a cadeia alimentar prossegue até chegar aos grandes peixes -> como o atum que come destes outros peixes e assim chegar no ser humano.



Além disso, o microplástico absorve facilmente pesticidas e metais pesados, então já viram o tamanho da encrenca. Quando não mata o pobre do peixe asfixiado.
O problema é que as bolotinhas coloridas são amplamente utilizadas em cosméticos no mundo todo, então mais problema ainda...
fonte: Ecycle

Ontem - o Campaign for safe cosmetics (sim, o mesmo do vídeo - a história dos Cosméticos) noticiou que a Johnson's vai parar de usar o componente em seus cosméticos - comemorei!
 Apesar de não usar nada da marca pelas fórmulas potencialmente nocivas e testes em animais,ela está presente em qualquer farmácia do mundo e é muito popular, logo para nossos oceanos é uma grande vitória!

fonte: 5gyres - clique para ampliar

O problema é que essa praga poluente está presente em todas as marcas do setor cosmético convencional. É facil ver quais esfoliantes usam - mas se a embalagem não for translucida, procure pelo nome: polyethylene



Na verdade, até existem alternativas muito mais baratas, menos nocivas e poluentes - soluções caseiras como açúcar, sal, café, fubá, aveia passando pela boa e velha bucha vegetal até chegar nos componentes naturais encontrados em cosméticos naturais e orgânicos como: farelo de arroz, cristais de quartzo,argila, pérolas de cera e tantas outras alternativas naturais. É só procurar!

Você pode querer ler:
Criança não precisa de sabonete anti bactérias!

 

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys