Páginas

12 janeiro, 2013

Um caso de excesso de cosméticos X risco para a saude

No Yummy Tips, eu tinha feito um post contando meu causo de intoxicação por solventes, metais pesados e excesso de química que descobri estar contaminada num exame de clinica de oligoterapia. Os solventes e metais pesados só podem ter vindo da tintura de cabelo, do excesso de esmaltação, removedor de esmaltes -saiba mais aqui



Acontece que tenho outro caso de  excesso de cosméticos X risco para a saude

 Minha tia, morreu aos 60 e poucos...Tinha uma alimentação super balanceada, bebia só em festas, tipo 3x po ano (meio copo), comia arroz, feijão, proteina, verdurinha refogada, salada, levava fruta de lanche no intervalo da escola (era professora).

Não fumava... não tinha uma vida mega estressada, ou seja nada que a gente saiba que seja potencialmente cancerigeno.


Mas usava, muito - mas muito cosmético!
Tingia o cabelo todo mês, fazia a unha toda semana com secante de esmalte... Usava muito batom de marca de catálogo,repassava várias vezes por dia, em média a cada 1hr (e dependendendo do batom, pode conter chumbo né... então já viu....)

Passava sabonete intimo todo dia , sabonete e shampoo com sulfato, hidratante, esfoliante corporal com polipropileno, desdorante convencional.... tudo com excesso de parabenos e outros tóxicos....
 Usava muito filtro solar - que a gente aqui sabe que tem um dos piores indíces de ingredientes tóxicos.

Usava Renew, esfoliante facial,  creme para mãos várias vezes por dia pra não deixar  tão resecada pelo giz, que ainda aspirava sem querer por ser professora.

O que aconteceu?!
Fez vários exames por ter sofrido um acidente, quando o ônibus brecou com tudo e ela caiu- se queixava de dor na coluna, tomava analgésico, usava colete, ninguém detectou nada.... até que foi num especialista de coluna (que era onde ela se queixava de dor... mostrou o exame e na hora o médico mandou internar CORRENDO pra operar). Na hora em que abriram viram o horror, fizeram biópsia, outros exames, e indicou que partiu de um câncer de mama que deu metastase.

Morreu de câncer de mama (e quem leu a pesquisa que liga câncer de mama aos parabenos sabe que foram encontrados ao menos 5 tipos deles em amostras de tecido mamário cancerosos- leia a pesquisa, está em inglês mas se precisar use o google tradutor- clica aqui.), deu metastase e atingiu mais dois pontos- a coluna e os pulmões, que acredito seriamente ter sido pelo excesso de tintura e os liberadores de formol.
E nunca houve casos de câncer de mama na familia.

Foi horrivel ver ela agonizando de dor e mal estar em uma semana... desde a internação até o fim, foi UMA SEMANA.

Por isso, além da minha experiência em que pude dar uma reviravolta, fica registrado esta infeliz historia da minha tia.

E por mais que as responsáveis químicas de industrias cosméticas digam que são utilizados quantidades mínimas... tem a historia do excesso X o uso prolongado....  Você não usa só um shampoo com 5 ingredientes nocivos- usa em média 12 cosméticos por dia. A questão é que são bioacumulativos.

Mesmo que estas mesmas responsáveis químicas digam que a Anvisa liberou para uso em quantidades seguras eu não confio plenamente .. até hoje ela permite BHT em cosméticos e alimentos, sendo que foi banido em 1958 do Japão e varios outros paises da Europa.
Fora os agrotoxicos proibidos em diversos países que são usados indiscriminadamente por aqui....

Enfim, fica o alerta pra quem quiser, eu não discuto sobre a veracidade conhecendo a vida da minha tia que convivi desde pequena, seus hábitos alimentares, estilo de vida... E
 se organizações sérias como o EWG (saiba o que é aqui) estudaram e avaliram centenas de substâncias, eu acredito!
Também tem este vídeo contando a história das químicas nocivas a que estamos submetidos na rotina diária:
.


 
 
(Yummy Tips - também de minha autoria)

   Observação:   
Caso você esteja acessando o blog via tablet ou celular, é necessário usar a 'visualização versão web' para que seu comentário seja postado via Disqus e assim respondido.
 

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys