Páginas

23 agosto, 2017

Como identificar pais narcisistas?

O tema narcisismo perverso na família está tão presente aqui, que até meus estudos agora incluem dinâmicas de famílias disfuncionais pra compreender ainda mais e ajudar mais pessoas nos atendimentos em aromaterapia com enfase na psicossomática (caso queira trabalhar suas questões com aromaterapia, clica AQUI). Além disso, muitas pessoas me escreveram , relatando surpresa, pois não sabiam que são  filhas de pai e/ou mãe narcisistas e que meus posts tiraram as vendas de suas vistas, achando que o problema era com elas, elas que não eram boas o suficiente pra serem amadas.



E a cada dia, mais e mais gente tem me escrito surpresas, pois não sabiam que a perversidade de seus pais está descrito e catalogado como transtorno de personalidade narcisista na psiquiatria com CID.10  F60.8 - e garanto que ainda existe muitas pessoas que sequer sabem e sofrem com os abusos diários, por anos e até décadas!
Por isso estou escrevendo como identificar se seu pai ou mãe é um narcisista perverso!

Um pai e/ou mãe narcisista pode ser definido como alguém que vive, é possessivo e / ou se compromete em marginalizar a concorrência com a prole. Normalmente, pais narcisistas percebem a independência de uma criança (incluindo filhos crescidos) como uma ameaça e manipula a prole a existir na sombra dos pais, com expectativas não razoáveis. Em um relacionamento analgésico narcisista, a criança raramente é amada apenas por ser ela mesma ou a si mesma.

+ Leia: Sintomas de stress pós traumático causados por abuso narcisista

Numerosos estudos foram realizados sobre o tema da parentalidade narcisista e seu impacto na prole. É importante distinguir certas tendências centradas nos pais da criatividade narcisista crônica. Muitos pais querem mostrar seus filhos, têm expectativas elevadas, podem ser firmes às vezes (como quando uma criança está se comportando de forma destrutiva) e desejam  expectativas de sua prole para torná-los orgulhosos.
Nenhuma dessas características, por sua vez, constitui narcisismo patológico. O que distingue o pai narcisista é uma tendência generalizada de negar a prole, mesmo como adulto, uma sensação de autonomia independente. A prole existe apenas para servir as necessidades egoístas e as maquinações dos pais.

+Leia: Óleos essenciais para tratar sintomas stress pós traumático por abuso narcisista perverso


Como você sabe que seu pai e/ou mãe é narcisista? Enquanto alguns pais exibem alguns dos seguintes traços em um momento ou outro, o que  não chega a ser um problema importante, um pai patologicamente narcisista tende a fazer disso um hábito,embora permaneça em grande parte inconsciente (ou despreocupado com) de como esses comportamentos afetam a sua prole.

1. Usa / vive através do próprio filho

A maioria dos pais querem que seus filhos tenham sucesso. Alguns pais narcisistas, no entanto, estabelecem expectativas não para o benefício da criança, mas para o cumprimento de suas próprias necessidades e sonhos egoístas. Em vez de criar um filho cujos pensamentos, emoções e objetivos são nutridos e valorizados, a prole se torna uma mera extensão dos desejos pessoais dos pais, diminuindo a individualidade da criança.






2. Depreciação

Alguns pais narcisistas estão ameaçados pelo potencial, e sucesso de sua prole, pois isso desafia a auto-estima dos pais. Conseqüentemente, uma mãe ou pai narcisista pode fazer um esforço concentrado para depreciar a criança, então o pai permanece superior. Exemplos desse tipo de marginalização competitiva incluem julgamento e críticas não razoáveis, comparações desfavoráveis, invalidação de atitudes e emoções positivas e rejeição de sucesso e realizações.



Os temas comuns através destes postos são: "Sempre há algo de errado com você" e "Você nunca será bom o suficiente". Ao reduzir a confiança da prole, o pai narcisista consegue aumentar sua auto-estima insegura.


3. Grandeza e superioridade

Muitos pais narcisistas têm uma auto-imagem falsamente inflada, com um autoengano sobre quem são e o que eles fazem. Muitas vezes, os indivíduos ao redor do narcisista não são tratados como seres humanos, mas apenas ferramentas (objetos) para serem usadas para ganhos pessoais. Algumas crianças de pais narcisistas são objetificadas da mesma maneira, enquanto outros são ensinados a possuir o mesmo complexo forjado de superioridade: "Nós somos melhores do que eles são." Essa sensação de direito grandioso, no entanto, é quase exclusivamente baseada em superficialidade, Armadilhas egoístas e materiais, alcançadas à custa da humanidade, da consciência e da relação. Um se torna mais "superior" por ser menos humano.

4. Imagem superficial

Estreitamente relacionados com a grandiosidade, muitos pais narcisistas adoram mostrar aos outros como são "especiais". Eles gostam publicamente de desfilar o que eles consideram suas disposições superiores, sejam bens materiais, aparência física, projetos e realizações, antecedentes e membros, contatos em alto escalão/ou troféus e descendentes. Eles se esforçam para buscar atenção e lisonjas estimulantes.



Para alguns pais narcisistas, as redes sociais são um país das maravilhas onde anunciam regularmente quão maravilhosas e com inveja são dignas de suas vidas. As mensagens subjacentes podem ser: "Eu sou / a minha vida é tão especial e interessante", e "Olhe para mim - eu tenho o que você não tem!"

5. Manipulação

Exemplos comuns de manipulação de pais narcisista incluem:
  • Viagem de culpa : "Eu fiz tudo por você e você é tão ingrato".
  • Culpando: "É culpa sua de que eu não esteja feliz".
  • Envergonhando: "Seu mau desempenho é um constrangimento para a família".
  • Comparação negativa: "Por que você não pode ser tão bom quanto seu irmão?"
  • Pressão irracional: "Você vai fazer o melhor para me orgulhar".
  • Recompensa e punição manipuladora: "Se você não perseguir a faculdade que escolhi para você, vou cortar meu apoio".
  • Coação emocional: "Você não é uma boa filha / filho, a menos que você atenda às minhas expectativas".

Um tema comum que atravessa essas formas de manipulação é que o amor é dado como uma recompensa condicional, ao invés da expressão natural de pais saudáveis. Por outro lado, a retenção de amor é usada como ameaça e punição .


6. Inflexibilidade e melindres

Certos pais narcisistas são altamente rígidos quando se trata dos comportamentos esperados de seus filhos. Eles regulam sua prole em pequenos detalhes, e podem ficar chateados quando há desvio. Alguns pais narcisistas também são sensíveis e facilmente se melindram. As razões para a irritação em relação a uma prole podem variar muito, da falta de atenção e obediência da criança, a falhas e falhas percebidas, a estar na presença do pai na hora errada, etc.

Um dos motivos da inflexibilidade e da sensação dos pais é o desejo de controlar a criança. O narcisista responde negativamente e desproporcionalmente quando vê que a prole nem sempre agirá como sua marionete.







7. Falta de empatia


Uma das manifestações mais comuns de um pai ou mãe narcisista é a incapacidade de se conscientizar dos próprios pensamentos e sentimentos da criança e validá-los como verdadeiros e importantes. Apenas o que o pai pensa e se sente é importante.

Crianças sob este tipo de influência dos pais ao longo do tempo podem responder com um dos três instintos de sobrevivência: eles podem lutar de volta e ficar de pé sozinhos. Eles podem  fugir e se distanciar de seus pais e /ou mãe. Alguns podem começar a congelar e substituir seu próprio eu inválido com uma personalidade falsa -desempenhando um papel e adotando os traços do próprio narcisismo.


8. Dependência / Codependência

Alguns pais narcisistas esperam que seus filhos cuidem deles pelo resto de suas vidas. Esse tipo de dependência pode ser emocional, física e / ou financeira. Embora não haja nada inerentemente errado em cuidar dos pais mais velhos - é um traço admirável - o pai narcisista tipicamente manipula uma prole para fazer sacrifícios não razoáveis, com pouca consideração pelas próprias prioridades e necessidades da criança.

Alguns pais narcisistas também podem manobrar seus filhos adultos em codependência. O professor de psicologia Shawn Burn define uma relação de codependente como: "onde a ajuda de uma pessoa habilita a incapacidade do outro, irresponsabilidade, imaturidade, dependência , procrastinação ou má saúde mental ou física".

9. Ciúme e possessão

Uma vez que uma mãe ou pai narcisista muitas vezes espera que a criança permaneça permanentemente sob a influência dos pais, ela pode tornar-se extremamente ciumenta em qualquer sinal de maturidade e independência da criança. Qualquer ato percebido de individualização e separação, de escolher o próprio caminho acadêmico e profissional , fazer amigos não aprovados pelos pais, gastar tempo em suas próprias prioridades, são interpretados negativamente e pessoalmente ("Por que você está fazendo isso comigo?!" ).

Em particular, a presença de um parceiro romântico na vida da prole adulta pode ser vista como uma grande ameaça e freqüentemente respondeu com rejeição, crítica e / ou competição . Nos olhos de alguns pais narcisistas, nenhum parceiro romântico é suficientemente bom para a sua prole, e nenhum intruso pode jamais desafiá-los pelo domínio de seus filhos.


10. Negligência

Em algumas situações, um pai narcisista pode optar por se concentrar principalmente em seus interesses autoabsorventes, que para o narcisista são mais emocionantes do que a educação infantil. Essas atividades podem fornecer ao narcisista a estimulação, validação e auto-importância que ele ou ela deseja, seja obsessão de carreira , ascensão social, ou aventuras pessoais e passatempos. A criança é deixada para o outro pai ou por conta própria.



Também pode negar assistência médica se o filho não vai morrer daquilo - como negar fisioterapia para a recuperação de um membro ou levar a um médico para que a filha não perca a audição, por exemplo.
Se você tem um pai ou mãe narcisista e está sofrendo abusos psicológicos, agressão verbal, humilhações, agressão física, procure ajuda terapêutica o quanto antes! Os danos fisícos e emocionais podem ser revertidos com terapia, florais, aromaterapia, homeopatia e muitas vezes com antidepressivos e estabilizadores de humor.

Não permita que sua vida seja destruída por quem não sabe dar amor - cuide-se e seja aquilo que você veio fazer neste mundo: expressar seus dons e talentos, amar, sorrir, compartilhar a vida com alguém, ter filhos.... não importa... cuide-se e seja o que você sempre quis!

- Caso você queira trabalhar suas questões de abuso emocional vindos de pais narcisistas perversos com aromaterapia - clica AQUI


- Caso você queira entrar para o grupo de dicas com pegada terapeutica sobre como se curar - clique aqui



Traduzido e adapto de Psichology Today