Páginas

21 julho, 2016

Florais e óleos essenciais para acalmar cães e gatos

Então veio uma iluminação que deveria adotar uma gata, sim - sempre fêmeas porque não gostamos do fator 'torneirinha' , marcação territorial dos machos  com urina em tudo que é coisa.

A questão aqui é: eu já tinha uma cocker!


Yuka dog e Shanti cat
Sim, eu acredito na coexistência pacífica interespécies... o X da questão é que adotamos a Shanti prenhe e o parto se deu  em apenas uma semana desde que chegou em casa ...  não deu tempo dela acostumar com a Yuka.
...e com o instinto maternal, ela ficou uma fera com a Yuka, que é a dog mais bobona e dócil que eu conheço e muito curiosa, diria mais -ela tenta se aproximar da Shanti, meio que dizendo: oi quer ser minha amiga?!
Pra piorar, a Yuka parece ser brasileira e não desiste nunca, tentou ser amiga dos filhotes e ia várias vezes olhar, a gente sabe que ela nunca faria mal aos gatinhos nem à Shanti.

Como Shanti começou a dar patadas na Yuka, a solução foi deixar a dog na cozinha e a Shanti quis se mudar para nosso quarto com toda a ninhada pra se sentir protegida...
A Yuka fica chorando e andando pra lá e pra cá por trás da grade e a Shanti fica de guarda espiando se a Yuka não vem... ou seja a coexistência pacífica ficou pra mais tarde.
E fique toda noite ouvindo a Yuka chorar e a Shanti reclamando?!

Como aromaterapeuta e terapeuta holística tive que fazer algo:


Aromaterapia para cães com cíumes e transtornos de ansiedade


Óbvio que Yuka ficaria transtornada ao prendermos na cozinha, teve ataques de choro ou crises de ansiedade e agitação, além de começar a chorar quando a Shanti chiava pra ela não chegar perto (magoou rs...) além de ter levado patada.
Pode acontecer também com a chegada de um novo cão ou até mesmo um bebê, então escolhi estes óleos:

Yuka usa lavanda até em feridas como berne, sim você pode  aplicar 1 gota diretamente no local. É um óleo perfeitamente seguro para praticamente todas as faixas etárias humanas
  (sim, recomendo muito ter em casa!)
É um equilibrador físico, mental e emocional, anti estressante, calmante, considerado o Rescue da aromaterapia
Acalmou a agitação de estar presa na cozinha, e aquela agitação irritante de andar pra lá e pra cá, aquele caminhar nervoso sabe?!

+leia mais: O uso da lavanda em humanos - seguro desde bebês até idosos!

Acalma a hiperatividade infantil, principalmente quando o intuito  das crianças é chamar atenção, houve um efeito sobre a agitação de estar presa na cozinha, e isso foi de grande impacto já que ela pôde circular pela casa sempre. Conduz a um sono profundo e reparador


Possui ação de harmonizar, equilibrar e confortar. Trabalha flexibilidade e adaptabilidade,
Confortar quando via Yuka chorando de ciumes, além de também acalmar a agitação do caminhar nervoso.

Precauções e modo de uso:
Lembre-se que um cão tem pelo menos 1/10 do teu peso corporal então a dosagem deve ser proporcional ao tamanho. A Yuka tem 15kg, nela usei 1 gota na coleira na altura do cangote.
Como ela é super peluda, usei lavanda ou laranja direto no cangote porque são óleos seguros para cães , assim como para crianças e bebês. Ou direto no pelo da orelha, pois como é grande, deu até pra abanar a orelha, dissipando o OE para o nariz rs...
Para um lhasa apso por exemplo dilua em 0,5ml de óleo vegetal,(sim pode ser de cozinha mesmo!)uma gota de qualquer destes OEs e vá aplicando no cangote, Assim como para um boxer pode ser necessário dobrar a quantidade, é necessário ajustar a dosagem!



Todo óleo essencial é metabolizado no fígado em qualquer espécie, por isso estes OEs devem ser usados temporariamente e como emergência emocional em cães
(como dermatológico somente em feridas ou outros problemas maiores, em maior diluição).
 Por aqui fui alternando estes OEs ao longo de 3 semanas e não diariamente, somente quando estava realmente fora de controle.
Para trabalhar o emocional de forma totalmente segura, por mais de um mês recomendo os florais. Pra Yuka fiz uma fórmula personalizada que conto depois.

Florais para gatos

Bem... cães aceitam aromaterapia e se harmonizam... já gatos... correm literalmente, não aguentam o cheiro, além do fígado não metabolizar, ponto... a não ser que você queira um gato transtornado, doidinho com o cheiro, não use!
Aí que tive que me virar, porque em revistas especializadas em pets indicam fluexitina  (?!??!?) para lambedura excessiva em gatos- sim Shanti começou a somatizar o nervoso desta forma, se não gosto pra mim, imagina que daria antidepressivo pra gata amamentando?!





Floral de Bach Rescue  versão pets [comprar]
Sabia que tinha o Rescue para pets, eu não tinha a versão bicho só a minha, que sim funciona se você der na água, aceitam! Vale para qualquer bicho!
A única diferença é que a versão pets é sem álcool. Mas estudando o sistema Florais de Minas, sua linha pet também contém álcool, então não vi muito sentido em comprar um só pra pets já que eu também uso e funcionou da mesma forma e sim sãos os mesmos florais:  Star of Bethlehem – contra choque e traumas, Rock Rose – contra o pânico, Clematis – contra sentimento de fraqueza, Impatiens – contra agitação, Cherry Plum – contra perda de controle) indicada para qualquer espécie animal.
Shanti parou com a lambedura excessiva! Ufa!


Floral de Minas Sociabilis linha pet [comprar]
Fórmula floral para animais irritados, tensos, agressivos, violentos ou com dificuldades nos relacionamentos. Favorece o equilíbrio, a integração e a convivência.
Já uso os florais de Minas desde 2009 por conta e resolvi estudar com afinco  este ano para  suporte  na diabetes do marido (sim, diabetes tem um componente emocional arraigado, hereditário) e claro pra mim- se funcionou em mim, está funcionando no marido, e como gatos são bichos com sensibilidade aguçadissima, botei fé.
Só está tomando há dois dias mas acredito muito que a dica seja válida, até porque tem fórmulas para outros problemas, clica aqui

Resumo da Ópera:
- Óleos essenciais para tratar crises  emocionais somente para cachorros e temporariamente.
- Para tratar a médio prazo o emocional do cachorro, o mais seguro é floral, mas pode ser usado o Rescue como emergencial
- Para acalmar gatos somente Florais, qualquer sistema que você queira

Você pode querer ler: Sinergia de óleos essenciais para tratar feridas em gatos

Espero que as dicas tenham ajudado!

*Utilize o código PBS2016 e ganhe 5% de desconto na Aromalife - loja especializada em produtos para aromaterapia! Clica aqui.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys