Páginas

14 novembro, 2015

Linha de frutas da Surya não é orgânico


Fico muito triste de escrever esse post mas é a enésima leitora me dizendo ter comprado gato por lebre nessa linha de frutas da Surya.

Só pra constar: eu gosto muito da marca, meus posts AQUI sobre os produtos que usei são todos positivos, adorei a fórmula do esmalte, contei AQUI ...
...então que fique bem claro,  não estou fazendo protesto contra a empresa em si, que é uma linda, visitei a fábrica uns 4 anos atrás e gostei muito da postura, inclusive social.

E nessa visita questionei a linha de frutas, que tem este termo que induz a consumidora ao erro:

rótulo shampoo amla guaraná e melão
Estão vendo que está escrito: 'com óleo orgânico de laranja'?!
Acontece que muita gente lê  e acredita estar comprando um shampoo 100% orgânico e de acordo com as normativas das certificadoras.
Mas se analisarmos a fórmula, temos vários componentes grifados em vermelho que não podem estar em uma fórmula de produto orgânico certificado:

composição shampoo amla, guaraná e melão
Sulfato é o agente espumante/detergente, se formos ver pelo EWG tem nota 1, ou seja verde , mas além de ser dermoagressivo ele polui. Além disso é sintético, o que é proibido pelas certificadoras vide AQUI.

Parfum ou fragance, também é sintético e tem score 8 no EWG, uma das piores notas possíveis. Embora não tenha parabenos, usam um conservante pior: Methylchloroisothiazolinone, Methylisothiazolinone com nota 8 também, clica AQUI.

+ Sem parabenos signica que é seguro? Acesse aqui
+ Saiba quais ingredientes em cosméticos devem ser evitados - acesse aqui


Quanto ao óleo essencial de laranja citado no rótulo, de fato tem, grifado em verde água, é o último ingrediente ativo, depois temos acido citrico, um conservante alimentar e corantes  que são sintéticos, um deles com nota 3 no EWG.

Na rotulagem clássica, os ingredientes aparecem por ordem decrescente, se o óleo de laranja está lá no fim, tem muito pouco dele- algo como 0,5% para menos, além disso até na aromaterapia dá pra saber que se usa muito pouco numa fórmula.

 Os produtos da linha de frutas da Surya não são orgânicos! 

Infelizmente estes produtos  são o que podemos chamar de greenwash, quando  tenta passar a imagem de orgânico/ 100% natural, quando não é - saiba quais:

- Shampoo, condicionador e máscara de tratamento amla, guaraná, melão
- Shampoo, condicionador e máscara de tratamento laranja e andiroba
- Shampoo, condicionador e máscara de tratamento morango e buriti
- Shampoo, condicionador e máscara de tratamento maracujá e copaiba
- Shampoo, condicionador e máscara de tratamento coco e ucuuba
- Shampoo e condicionador Canela e cupuaçu

Mas amiga- agora deu nó nas ideias, você disse que os produtos da Surya são naturais / orgânicos, e agora?!
Disse e continuo dizendo, mas veja bem, neste post AQUI  deixei bem claro que somente as linhas Amazônia Preciosa AQUI, Sapiem Women e Sapiem men AQUI são orgânicos certificados pela Ecocert



A linha Color fixation apesar de não ser orgãnica, nós aqui do lado verde da força aceitamos usar, pois as fórmulas são tranquilas, sem ingredientes proibidos pelas certificadoras. Inclusive fiz resenha da máscara AQUI.

Enfim, não entendo essa postura da marca...
...quando estive na fábrica, disseram que reformulariam a linha Color Fixation: tinha uns sintéticos problemáticos, e fizeram: tiraram estes ingredientes.
Poderiam reformular ou ao menos deixar claro no rótulo que não se trata de produto orgânico.

+ Se você quer saber quais marcas realmente são orgânicas/100% naturais - clica aqui.
+ Se você quer saber que outras marcas parecem ser orgãnicas mas não são- clica aqui.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys