Páginas

16 novembro, 2015

Diferença entre óleo vegetal x óleo essencial

Vejo muita gente confundindo óleo vegetal com óleo essencial.
Embora todo óleo essencial seja também um óleo vegetal já que vem de uma planta, ambos sejam óleos naturais e ambos tenham propriedades terapêuticas,  são compostos de diferentes formas.



a principal diferença é o tamanho do frasco!



Óleos vegetais

Conhecidos pela sigla OV são extraídos a partir de plantas; a parte da planta que é extraído para o óleo depende do tipo de planta. Algumas plantas armazenam o óleo em suas folhas ou flores enquanto outros,em suas sementes.
Seja qual for o caminho que os óleos são extraídos, os melhores óleos vegetais para a prática de aromaterapia são prensado a frio. As plantas que são submetidas a um elevado nível de calor no processo de extração perdem algumas das propriedades terapêuticas.
Os óleos vegetais são chamados óleos fixos e na aromaterapia, são chamados de carreadores, porque  são não-voláteis e não evaporam como óleos essenciais. Eles também não são solúveis em álcool.

Óleos essenciais
Conhecidos pela sigla OE são também extraídos de plantas, mas são de um tipo diferente de "óleo". Apesar do seu nome, os óleos essenciais são substâncias não-oleosas, ao contrário dos óleos vegetais. Os óleos essenciais são mais comumente destilado a vapor frio ou prensagem de partes de uma planta.
Os óleos essenciais são extraídos dos folículos glandulares,  ou veias de uma planta, incluindo flores, árvores, ervas, raízes e folhas.
São voláteis e evapora-se em ou acima da temperatura ambiente; calor tipicamente libera a fragrância das plantas no verão e este é, na verdade, a fragrância do óleo essencial de uma planta. Óleos essenciais normalmente dissolvem-se em álcool.
Nem todas as plantas produzem óleos essenciais.

Mais algumas diferenças importantes:

- Os óleos vegetais podem ser aplicados puros na pele e nos cabelos, já os óleos essenciais obrigatoriamente devem ser diluídos em óleos vegetais, creme, sabonete, shampoo neutro.

- Óleos vegetais são indicados  para uso em volumes grandes, por exemplo: 1 colher de sopa. Óleos essenciais são indicados em gotas. Jamais utilize um volume grande de óleo essencial sem conhecimento técnico, sob risco de ardência, alergias, dores de cabeça entre outros efeitos colaterais.

- Óleos vegetais atuam somente no físico, óleos essenciais podem atuar no físico, mental e energético.

-Óleos vegetais quase sempre tem cheiro de óleo de cozinha, já óleos essenciais, o cheiro característico da planta de onde foi extraído.

Uma forma fácil de distinguir  na hora da compra, é basicamente pelo nome. Vem rotulados como óleo vegetal ou óleo essencial.
Há também uma diferença básica no tamanho da embalagem. Aqui no Brasil a grande maioria dos óleos essenciais vem em frascos de 10ml.
Já os óleos vegetais variam entre 20ml, 50ml, chegando até 500ml , o óleo de coco por exemplo.
Óleo vegetal copaíba Phytoterápica 60ml R$39,90 
Óleo essencial copaíba Terra Flor 10ml R$ 21,80

Algumas plantas causam uma certa confusão, na hora da compra ou quando vamos explicar para outra pessoa, pois  a mesma planta pode produzir tanto o óleo essencial quanto o vegetal, quanto a isso, verifique sempre o rótulo e o  volume do frasco.


Os óleos vegetais mais comuns na aromaterapia:

Os mais conhecidos sem dúvida são o óleo de amêndoas e o semente de uva.
Mas existem muitos outros, como: arnica, andiroba, abacate, argan, buriti, calêndula , girassol, pracaxi, maracujá, germen de trigo, jojoba, rosa mosqueta.

+ Acesse: Saiba como escolher um bom óleo vegetal 

Os óleos essenciais mais conhecidos na aromaterapia:
Lavanda e tea tree são os mais conhecidos e usados mundialmente. São os únicos que podem ser usados com segurança e sem a necessidade de diluição.
Entre inúmeros outros existe óleo essencial de alecrim, bergamota,canela,  cedro, cipreste, citronela, manjerona, palmarosa, patchouly, rosas , palmarosa

+ Acesse: Marcas de confiança em aromaterapia e óleos essenciais

Onde encontrar óleos vegetais e óleos essenciais:
A Beleza do Campo tem a maior variedade de marcas de aromaterapia AQUI. Já na Aromalife, você também encontra frascos e livros técnicos, além disso a loja oferece 5% de desconto para leitoras do blog, insira o código PBS1408 no carrinho, acesse AQUI.
Conheço há anos e sou consumidora fiel.


*Utilize o código PBS2016 e ganhe 5% de desconto na Aromalife, loja especializad a em produtos para aromaterapia -Clica aqui.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys