Páginas

19 julho, 2015

Parece mas não é - cosméticos que parecem orgânicos mas não são de fato

Tem muita marca que parece orgânica mas não é,  dizendo que tal produto é orgânico mas na verdade é greewash - saiba mais aqui.

Uma coisa que deve ficar bem claro é a classificação: todas estas marcas citadas fazem parte do que é chamado de cosmético natural: aquele que contém muito insumo botânico mas ainda usa sintéticos problemáticos, saiba mais sobre estas diferenças aqui


Para um produto ser chamado de orgânico, os requisitos são:
- Serem cruelty-free ou seja: não podem ser testados em animais
- Serem livres de sintéticos poluentes ou que trazem danos a saude: sulfatos, derirados de petróleo, silicones, não conter conservantes polêmicos como parabenos ou urea. Fragância sintética Saiba quais são os ingredientes aqui.
- Ter um selo certificando o produto: IBD no Brasil, Ecocert por aqui e mundo afora, a européia Soil association, a americana USDA.




Em comum,  as marcas citadas usam sulfato, que inicialmente foi criado para lavar graxa de oficina (?!?!?!), pode dar irritação na pele, provocando dermatites, caspa, oleosidade excessiva por efeito rebote - ele limpa tanto e tão agressivamente que remove até a oleosidade natural.
Além de ser péssimo para o meio ambiente: polui visivelmente - sabe aquela espuma branca horrorosa no rio Tietê vide aqui ?! Sim, o sulfato presente nos shampoos e sabonetes faz aquilo, além de prejudicar peixes, só por ter isso não pode ser considerado cosmético orgânico.


Também não tem selos das certificadoras orgânicas e tecnicamente nenhuma delas alegou serem orgânicas mas confundem as pessoas quando dizem que usam ingredientes naturais, extratos de plantas, óleos essenciais - que sim, elas usam mesmo.

Esta lista de cosméticos que parecem ser orgânicos mas não são tende a crescer com o tempo. Vocês podem colaborar também, nos dizendo as marcas que sabem não serem orgânicas ou naturais mas estão sendo vendidas ou anunciadas como.

  • Orgânica
A marca usa e propaga que seus produtos são puro vegetal, o que subentendesse junto com o nome que se trata de um produto orgânico.
Diz que não usa ingredientes artificiais mas ao ler o rótulo, dá pra identificar fragâncias e corantes artificiais, além de usar sulfato , triclosan e BHT - ingredientes proibidos em cosméticos orgânicos.
Saiba em detalhes aqui

  • Cris Dios
Se diz orgânica, tem uma linha que de fato tem fórmulas que atendem o conceito de cosméticos e outra totalmente greenwash, é preciso saber ler a composição para não comprar gato por lebre.

  • The Body Shop
Na página brasileira, a marca fala sobre reduzir seu impacto negativo no meio ambiente, gerar menos resíduo, vide aqui. No entanto tem sulfato e também parabenos, vide aqui. Seu esfoliante facial aqui contém microesferas de polietileno que já contei aqui o estrago que faz nos mares...

  • Natura
A Natura tem feito uma campanha de que todos os cosméticos são veganos, mas entenda que: cosmético vegano não é sinônimo de 100% natural, muito menos de orgânico.
(mas sim, linhas orgânicas certificadas podem ter produtos veganos)

Tem sulfato, BHT e Methylisothiazolinone e Methylchloroisothiazolinone,  aqui um produto da linha Ekos, a linha da marca com o apelo natural e veja: usa ativo natural sim, é vegano sim, mas não 100% natural e muito menos orgânico!
Embora em 2023 eles tem usado ingredientes tidos como menos nocivos, como é o caso do filtro solar da linha Ekos.
Mas Vale ler a composição antes de comprar, pois ainda há produtos com ingredientes sintéticos


LEIA TAMBÉM  |
saiba quais componentes da fórmula devem ser evitados

  • Vyvedas 
Prega utilizar ingredientes naturais, e de fato usa muito óleo essencial, óleos e manteigas vegetais, porém tem sulfato e silicone aqui, assim como parabenos vide aqui e de shampoo 2 em1 infantil aqui, tem fragância sintética

  • Arvensis
É uma marca tida como natural, no esquema da Natura- não tem certicação IBD ou Ecocert, o fato de utilizar ingredientes orgânicos não torna a fórmula toda 100% natural. Tem sulfato,silicones (Trimethicone/ Dimethiconol ) , BHT , Methylchloroisothiazolinone.
Vide fórmulas aqui.


  • Linha de frutas Surya
Sim, eu disse AQUI  que as  linhas Amazônia Preciosa , Sapiem Women e Sapiem men  são orgânicos certificados pela Ecocert. A linha Color fixation não é certificada mas tem fórmula segura.
Saiba quais são os produtos desta linha de frutas não servem para o lado verde da força AQUI

  • Feito Brasil 
A marca faz muito sucesso entre os veganos e prega o artesanal. Mais uma vez: cosmético vegano e cosmético orgânico não são sinônimos!
A Feito Brasil usa corantes artificiais e conservantes pesado como dmdm hydantoin, um liberador de formol com nota 7  no EWG, BHT, nota 4 , que você encontra neste hidratante aqui. Também há sulfato e corante aqui.

Há um único produto com a fórmula bem livre de sintéticos aqui
  • Quintal
Pode confundir as consumidoras pela propostas dos ingredientes: Terra + Água +  Plantas medicinais. Sim, de fato ela usa mesmo, já em 2023 formularam cosméticos como é o caso do filtro solar
com certificação orgânica, Vale ler a composição antes de comprar



Importante: o post original é de 2015 porém estou sempre checando as informações destas marcas citadas...tem produtos a usar ingredientes problematicos

+ Quer saber quais são as marcas de cosméticos orgânicos realmente confiáveis? Clica aqui 
+ Se não sabe quais ingredientes não podem entrar em cosméticos 100% naturais e orgânicos, veja aqui
+ Cosmético sem parabenos significa que é seguro?! Nem sempre. Saiba mais aqui

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys