Tem muita marca que parece orgânica mas não é, dizendo que tal produto é orgânico mas na verdade é greewash - saiba mais aqui.
Uma coisa que deve ficar bem claro é a classificação: todas estas marcas citadas fazem parte do que é chamado de cosmético natural: aquele que contém muito insumo botânico mas ainda usa sintéticos problemáticos, saiba mais sobre estas diferenças aqui
Para um produto ser chamado de orgânico, os requisitos são:
- Serem cruelty-free ou seja: não podem ser testados em animais
- Serem livres de sintéticos poluentes ou que trazem danos a saude: sulfatos, derirados de petróleo, silicones, não conter conservantes polêmicos como parabenos ou urea. Fragância sintética Saiba quais são os ingredientes aqui.
- Ter um selo certificando o produto: IBD no Brasil, Ecocert por aqui e mundo afora, a européia Soil association, a americana USDA.
Em comum, as marcas citadas usam sulfato, que inicialmente foi criado para lavar graxa de oficina (?!?!?!), pode dar irritação na pele, provocando dermatites, caspa, oleosidade excessiva por efeito rebote - ele limpa tanto e tão agressivamente que remove até a oleosidade natural.
Além de ser péssimo para o meio ambiente: polui visivelmente - sabe aquela espuma branca horrorosa no rio Tietê vide aqui ?! Sim, o sulfato presente nos shampoos e sabonetes faz aquilo, além de prejudicar peixes, só por ter isso não pode ser considerado cosmético orgânico.
Também não tem selos das certificadoras orgânicas e tecnicamente nenhuma delas alegou serem orgânicas mas confundem as pessoas quando dizem que usam ingredientes naturais, extratos de plantas, óleos essenciais - que sim, elas usam mesmo.
Esta lista de cosméticos que parecem ser orgânicos mas não são tende a crescer com o tempo. Vocês podem colaborar também, nos dizendo as marcas que sabem não serem orgânicas ou naturais mas estão sendo vendidas ou anunciadas como.
- Orgânica
Diz que não usa ingredientes artificiais mas ao ler o rótulo, dá pra identificar fragâncias e corantes artificiais, além de usar sulfato , triclosan e BHT - ingredientes proibidos em cosméticos orgânicos.
Saiba em detalhes aqui
- Cris Dios
- The Body Shop
- Natura
(mas sim, linhas orgânicas certificadas podem ter produtos veganos)
Tem sulfato, BHT e Methylisothiazolinone e Methylchloroisothiazolinone, aqui um produto da linha Ekos, a linha da marca com o apelo natural e veja: usa ativo natural sim, é vegano sim, mas não 100% natural e muito menos orgânico!
Embora em 2023 eles tem usado ingredientes tidos como menos nocivos, como é o caso do filtro solar da linha Ekos.
Mas Vale ler a composição antes de comprar, pois ainda há produtos com ingredientes sintéticos
LEIA TAMBÉM | saiba quais componentes da fórmula devem ser evitados
- Vyvedas
- Arvensis
Vide fórmulas aqui.
- Linha de frutas Surya
Saiba quais são os produtos desta linha de frutas não servem para o lado verde da força AQUI
- Feito Brasil
A Feito Brasil usa corantes artificiais e conservantes pesado como dmdm hydantoin, um liberador de formol com nota 7 no EWG, BHT, nota 4 , que você encontra neste hidratante aqui. Também há sulfato e corante aqui.
Há um único produto com a fórmula bem livre de sintéticos aqui
- Quintal
com certificação orgânica, Vale ler a composição antes de comprar, Ma
Importante: o post original é de 2015 porém estou sempre checando as informações destas marcas citadas...tem produtos a usar ingredientes problematicos
+ Quer saber quais são as marcas de cosméticos orgânicos realmente confiáveis? Clica aqui
+ Se não sabe quais ingredientes não podem entrar em cosméticos 100% naturais e orgânicos, veja aqui
+ Cosmético sem parabenos significa que é seguro?! Nem sempre. Saiba mais aqui