Páginas

07 junho, 2015

Pintando mandalas

Este livro de colorir foi irresistível pra mim, pegou uma das minhas vertentes espirituais, juntou hinduísmo com budismo e frases iluminadas, pronto - tive que levar pra casa rs.


Resisti muito a comprar um livro de colorir, mesmo porque mandalas podem ser baixadas de graça na net, e era o que fazia há muito tempo, pinto mandalas desde que descobri seu potencial terapêutico na minha jornada de cura e autoconhecimento, só tem dez anos isso rs... a diferença é que hoje pinto diariamente, seja mandala ou um cenário, tem me feito muito bem, depois conto!


O que é uma mandala?!
Mandala é uma palavra em sânscrito que pode significar 'circulo' , 'roda' ou 'totalidade'

No hinduismo, uma Mandala determina um espaço sagrado central desenhada ou pintada, figura como suporte para meditação. Na tradição budista tibetana, os lamas consideram as Mandalas como sendo uma imagem interior, representante da situação interior que, estando perturbada, busca auto cura espontaneamente.
 Reunião de tudo o que existe. Coloridas, geométricas ou cheias de desenhos sagrados ou básicos. Construídas com base em inúmeras cores, materiais, flores ou areia.

São centros de energia que visam equilibrar, purificar e transmutar o mundo externo e interno. Mágicas e enigmáticas atraem facilmente quem está num movimento de autoconhecimento e cura ou quem se atrai pelo hinduismo ou budismo.


Promovem um estado meditativo ou introspectivo e podem ser pintadas por crianças e até idosos idade. As Mandalas estimulam a mente e também concentração, quando se busca equilibrar as emoções, pensamentos e até os aspectos que se estendem ao campo físico humano. Assim é uma boa ferramenta para processos de cura.

Carl Gustav Jung  estudou as Mandalas e as viu como uma figura  relativa a integração e a plenitude psíquica, voltando ao esforço natural de auto cura. Deste modo, pintar Mandalas servem como seu espelho, vale como um registro, uma foto do seu estado emocional e da sua atuação, seu jeito de ser no mundo e da sua maneira de vivenciar suas experiências - quem aí não gostou ou quis desistir de pintar um desenho porque não estava do jeito que queria?!  Pois é, do que você não gosta em você?!


Os desenhos podem ser simples ou complexos, elementos da natureza ou divindades. O próprio processo de colorir a Mandala já nos traz um estado de meditação, a escolha das cores, do significado, como distribuir cada cor nos espaços e ao final a contemplação do trabalho depois de pronto.



Lápis aquarelável Faber Castell, Giz aquarelável Caran D'ache , Aquabrush Sakura


Mandalas já são utilizadas em alguns países, na pediatria, concluiu-se que o trabalho ajuda no momento de felicidade e relaxamento da criança internada. Terapeuticamente ajuda a alcançar o equilíbrio emocional, desenvolvimento intuitivo e paz interna. Através do centramento, da atenção focada em pintar, esquecemos por hora das dificuldades e problemas.
Sua pintura, ajuda também nos processo de crescimento pessoal e espiritual.

Em alguns povoados, mandalas são desenhadas na porta das casas para que olhando para sua beleza, as pessoas foquem no belo e no bom, evitando inveja ou más energias.

Já existem workshops voltados para a pintura de mandalas e eu intuitivamente usei os sprays do kit  equilibrio da SS aromaterapia, falei aqui, mais tarde descobri que a Solange, a aromaterapeuta responsável da SS ministra workshops em SP, vide aqui*.


Euzinha aqui com a mente Vata ligada no 380v, com síndrome da mente macaca, descobri minha forma preferida de meditar. Eu não consigo ficar muito tempo na meditação tradicional, já na pintura, consigo 30 minutos ou mais, uso o spray tranquilidade e vou... tem dias que não consigo mesmo, vou arrumar  uma baguncinha, levo o copo pra cozinha... nessas horas vou de óleo essencial: sândalo, cedro, jatamansi ou o que me apetecer, não existe uma regra, deixa a intuição te levar, nosso corpo é sábio e sempre mostra sinais, experimente!

Os benefícios trazidos pela pintura de mandala são:

- Ativação de energia positiva
- Cromoterapia
- Meditação ativa
- Equilíbrio espiritual
- Cultivo de serenidade
- Ajuda a desenvolver a auto estima pela expressão da criatividade
- Desenvolver outras formas de expressão
- Expandir o autoconhecimento e imaginação
- Descobrir aptidões
- Aprimora o raciocínio
- Efeito calmante: relaxamento físico e mental;
- Aumento da concentração; Direciona as ações, levando ao centramento
- Leva o contato com a própria essência, expandindo a consciência;
- Cultiva a paciência e a tolerar a frustação;
- Descobrir novas formas de ver o mundo exterior, assim promove uma melhoria nas relações interpessoais.
- Filtrante de mensagens agressivas que chegam, promove  respostas mais centradas e tranquilas.
- Trabalha o hemisfério direito do cérebro, o que é muito bom se sua mão dominante é destra.

Que tal pintar a mandala abaixo?!
Segue algumas dicas:
- Prepare um cantinho confortável com boa iluminação  e onde você possa estar só por algumas horas
- Se quiser use óleos essenciais para meditação em um queimador a vela para tornar a experiência mais agradável. Algumas sugestões: laranja, lemongrass, lavanda, mirra, sândalo, cedro ou algum aromaspray que goste.
- Ouça uma música se quiser

Aqui vão duas vertentes para trabalhar a pintura da Mandala:
1 -Siga o que seu sentir te diz, não racionalize, não explique. Pinte conforme sua intuição, olhe as cores e use a que mais te agradar.
- Se vier pensamentos, apenas perceba e nunca  brigue com eles, sinta o que veio à tona emocionalmente enquanto pintava um detalhe ou quando usou determinada cor.  Eu gosto de anotar para analisar junto com a pintura final da mandala.
Ao  final contemple a pintura , pode dar um nome à Mandala. Por exemplo o nome da emoção que te veio ou um mantra

 2- Você pode iniciar a pintura partindo de uma emoção, por exemplo Alegria
ou um mantra que pode ser hindu ou até uma afirmação, que na verdade é um mantra. Por exemplo:
"Om Sri Ganeshaya Namah"- que resgata o amor próprio. Gosto de escrever mantras porque a escrita tem uma força própria, então é bacana trabalhar as cores com o que te vier a respeito do tema. Para o amor próprio bergamota é linda pois também atua no chakra cardíaco, anis para  trabalhar amor incondicional.



Nestas duas experiências, principalmente se utilizados óleos essenciais puros no difusor, podem vir insights ou provocar catarse, por exemplo vontade de chorar. Se quiser chorar chore, ão se reprima!
Anote o que surgir emocionalmente e também sua  observação sobre o desenho pronto, mesmo se não fizer sentido, anote, a resposta pode vir mais pra frente.
Já tem o hábito de pintar mandalas ou mesmo colorir outros livros?!

*A citação da marca SS aromaterapia foi de livre e espontânea vontade sem qualquer remuneração recebida.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys