Páginas

24 maio, 2015

Receita | Fermento em pó substituto do Royal

Tentar uma vida mais saudável , tirando o máximo de ingrediente potencialmente nocivos, tanto química quanto transgênicos dá um certo trabalho.
Pra quem gosta de fazer bolos e tortas com uma certa frequência, o fermento químico em pó era um problema, porque tem aquele T amarelo , advertindo ser trangênico, e neste caso o amido de milho!

Como não consigo parar de fazer bolos, a Fefa ensinou essa receita:
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
- 2 colheres de sopa de cremor de tártaro
- 2 colheres de sopa de fécula de batata ou polvilho doce.





Falando no cremor tártaro (que eu nem sabia da sua existência até a Fefa passar a receita rs...) : é um pó branco, sem sabor e sem odor, que você encontra facilmente em supermercados na sessão de temperos.
É um subproduto da produção de vinho, que fica no fundo do barril ao fim do processo,  retirado e moído para ser utilizado.

Senão  encontrar, como eu que rodei a cidade toda e nunca vi rs... tem nessa loja  online aqui, as leitoras já compraram lá, é confiável
Dá pra substituir com suco de limão, usando o dobro da quantidade de cremor, ou seja, para ½ colher de chá de cremor de tártaro, use 1 colher de chá de suco de limão.

Eu já fiz fermento usando 1 colher de chá  de bicarbonato e 2 colher de suco de limão, a acidez é necessária para o fermento agir, e pode ser um quebra galho na falta dele.

Pronto, acabou a sofrência do fermento ser transgênico!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys