Páginas

07 fevereiro, 2015

PBS Garden | Equilibrando carbono e nitrogênio na composteira doméstica

Já pratico a vermicompostagem há mais de seis meses mas só em dezembro começamos a implementar nossa horta.
Tem coisas que eu não sabia e provavelmente você não sabe também, como por exemplo - conseguir nitrogênio para a riqueza do biofertilizante (<- nome bonitinho para o chorume rs...), que por si só já é um adubo espetacular, mas por exemplo para as petunias que falei aqui não estava o suficiente.







É um universo totalmente novo e por uma força maior, marido virou farmaceutico e não engenheiro agronomo rs... algumas coisas descobrimos com meu sogro, homem do campo que depois de se aposentar suas verduras e legumes viraram orgânicas, e eles são bem mais orgânicos que todas as leitoras do blog juntas na alimentação...

Outras dicas, foi a base de muita leitura e pesquisa na net, por exemplo, essa dica do nitrogênio, que na verdade é simples demais de resolver...
Se quiser ver o vídeo, segue link aqui

Teoricamente as sobras de verduras e legumes doariam todos os nutrientes para um bom adubo -mas para um bom desenvolvimento as plantas necessitam de treze elementos essenciais: Nitrogênio (N), Fósforo (P), Potássio (K), Cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Enxofre (S), Zinco (Zn), Boro (B), Cobre (Cu), Ferro (Fe), Manganês (Mn), Molibdênio (Mo), Cloro (Cl).
Saiba mais aqui.
Então ter uma dieta rica e variada também ajuda num adubo de maior qualidade, sobras de leguminosas quase não fornecem nitrogênio por exemplo.

Aqui em casa, não faço café (tomo soluvel orgânico da Native quando dá vontade...) e chá eu uso a granel, por uma questão também de redução de resíduos descartáveis... massssssssss, o saquinho do chá colabora para a formação de nitrogênio, que além de doar para o adubo final tem um papel importante na compostagem em si,   a relação Carbono / Nitrogénio (C/N): Os microrganismos absorvem os elementos carbono e nitrogénio numa proporção ideal. O carbono é a fonte de energia para que o nitrogênio seja assimilado na estrutura.

Para que a compostagem tenha uma maior eficiência - veja bem, as minhoquinhas vão transformar tudo em humus e chorume no fim das contas mas para dar uma forcinha para elas, você pode adicionar materiais que geram carbono e nitrogênio:

  • Carbono = material seco -> serragem, folhas
  • Nitrogênio = saquinho de chá, filtro de café, alimentos

A serragem ou folhas já é material obrigatório na vermicompostagem e os saquinhos de chá e café podem ter um destino melhor do que o lixão agora!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys