Páginas

27 maio, 2014

O que é aromaterapia?

A aromaterapia pode ser vista como  ciência ou arte de  aplicar os óleos essenciais para problemas físicos como dermatológicos, respiratórios, musculares, dores em geral entre outros, como também em problemas emocionais: ansiedade, insônia, depressão, transtornos de humor entre tantos outros. Abragem também o campo espiritual, auxiliando nas meditações, em incensos e até para limpeza energética, tanto pessoal quanto ambiental.
Pode também  ser utilizada na limpeza da casa, roupas, acessórios de cozinha, para afastar insetos da casa e das roupas e com muita cautela entrar na culinária.



Mas o que são óleos essenciais?
Óleos essenciais são a matéria prima da aromaterapia.São substâncias voláteis, puras -extraídas de diversas partes das plantas: raíz, caule, tronco, folhas, flores ou casca de frutos. Para extração, os métodos usados são: destilação a vapor, extração por solvente, por CO2, prensagem a frio, turbodestilação, hidrodestilação e prensagem a frio.
São substâncias extremamente concentradas, uma única gota equivale a cerca de 20 até 24 xicaras de chá de uma planta.
Também são insumos muito usados em cosméticos naturais, 100% naturais, artesanais e orgânicos.

Os óleos essenciais estudados, divulgados e comercializados atualmente são todos extraídos de plantas, portanto pode-se dizer que um óleo essencial também é vegan. Até existem poucos óleos essenciais extraídos de animais - mas não são divulgados nas escolas e nos livros aqui no Brasil e não se encontra a venda facilmente e são mais caros também.

É muito importante usar óleos essenciais de qualidade, sem adulteração para que alcancem os resultados esperados, como também é preciso saber comprar, ao entrar na loja deve-se pedir por óleo essencial, cujo rótulo, o que mais importa é o nome do óleo essencial e  o nome cientifico da planta em latim.


Na hora da compra, estes dois textos podem ajudar:
- Diferença entre essencia e óleo essencial
- Marcas de confiança em aromaterapia

Óleos essenciais a grosso modo são extratos de plantas, como também são essências - mas se você quer aquele que a aromaterapia indica, você precisa chamar pelo nome correto na hora da compra, pois você pode estar levando um extrato, tintura  ou uma essência sintética.

Com excessão da lavanda e tea tree - este de acordo com a sensibilidade pessoal, que são os únicos OEs que podem ser aplicado puros na pele, todos os demais precisam de um carreador, uma base para serem diluidos.

Os principais carreadores de óleos essenciais
O carreador adequado depende do tipo de uso:
- Para aromatizadores ambientais, tanto elétrico como a vela somente água basta
- Para máscaras faciais pode ser usado argila, iogurte, mel, chá
- Para uso corporal como óleo de banho, cremes de massagem, óleos vegetais 100% puros ou creme neutro sem derivados de petróleo que prejudicam a absorção dos óleos essenciais por criar uma película impermeabilizante na pele.
- Para uso capilar o próprio shampoo ou condicionador, máscaras hidratantes bem como óleos vegetais se a finalidade for leave in.
- Para uso doméstico: uma bola de algodão se quiser deixar na gaveta, vinagre, alcool, água

Este posts podem ser úteis:
- Dosgens para uso de aromaterapia

Cremes neutros para o setor orgânico:
- Creme para massagem Arte dos aromas, resenha aqui.
- Neutral Body lotion Lavera, resenhado pela Michelle do Tantas Plantas - clica aqui.

Vale dizer que por mais que o pessoal que estuda aromaterapia já esteja acostumado com a informação, a grande maioria das pessoas são leigas, que querem se beneficiar dos óleos tanto essenciais quanto vegetais. Mas é bom deixar bem claro que óleo essencial é diferente de óleo vegetal.
Enquanto o óleo vegetal pode ser usado puro em pele e cabelos, o óleo essencial jamais pode ser usado puro, sempre precisa de um carreador, que pode ser o óleo vegetal.
Todo óleo essencial é vegetal sem dúvida mas o óleo vegetal usado como carreador não é óleo essencial.

Caso queira uma consulta de aromaterapia online, escreva para mim aqui.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys