Páginas

30 maio, 2014

No DVD - No impact man

Através do blog Planeta Sustentável, mantido pelo grupo Abril, fiquei sabendo que a experiência de uma família ao viver com o mínimo de impacto ao meio ambiente, sairá nas telonas.

O documentário é parte do projeto que começou no blog No impact Man, de Colin Beavan, o escritor de ficção que decidiu passar um ano (entre 2006 e 2007) gerando o menor impacto possível sobre o meio ambiente.


É bacana ver nas telas alguém que tenta colocar em prática coisas que eu mesma ainda estou tentando, entre as principais taticas estão:
- para sair do apartamento, no nono andar de um prédio, só usando as escadas;
- eles aboliram táxi, carro e metrô. Para as longas distâncias valia usar um triciclo feito especialmente para isso;
- não consumiram carne vermelha;
- só compraram comida produzida por fazendas que ficavam a até 400 km de sua casa;
- nada de TV, ar condicionado ou máquina de lavar louça;
- no lugar de xampu, usaram bicarbonato de sódio;
- não usaram pasta de dentes e nem papel higiênico;
- não compraram água em garrafa;
- reciclaram seu lixo;
- limparam, voluntariamente, praias poluídas e
- plantaram árvores.
fonte:Super Interessante

Da visão da Yumi, achei surreal o não uso de papel higiênico, que além do impacto da fabricação de papel gera lixo, sóse começaram a usar bidê,o que também impacta o meio ambiente usando a agua (no documentário não mostrou)
 e não usar energia elétrica inclusive para a geladeira que foi adaptado  de uma ideia de usar um pote dentro do outro com agua entre os dois, em um certo momento tiveram que pedir gelopara uma vizinha e manter os alimentos dentro de um isopor.

Como ele precisava postar no blog acabou conseguindo uma placa de energia solar, que produzia só o suficiente para postar.

Uma das coisas impressionantes foi ver a lixeira com uns 7 itens apenas, se valeram de uma composteira simples:uma caixa com minhocas e terra - nisso minha composteira da Morada da Floresta, ganhou disparado em eficiência (então fica a dica a quem quiser ter uma), pois uma das metas era reduzir mesmo a quantidade de lixo.

Lindo de ver ele se livrando de uns 10 produtos de limpeza e se valendo do sabão castela Dr Bonner's, de bicarbonato de sódio e boráx. Também despachou os produtos de beleza da mulher e reutilizou um frasco de shampoo para usar a mistura de agua + bicarbonato para lavar os cabelos.

Daí momento inveja alheia:a feira de orgânicos de Nova York é muito completa e até grande (enquanto por aqui o prefeito está fazendo o desserviço de fechar a feira orgânica do Ibirapuera) e quis morrer e invejei milvezes quando a mulher foi tingir os cabelos com henna num saão próprio da John Master Organics, pois estamos carentes de um salão greenfriendly, por enquanto só existem os naturais - alguns ingredientes naturais com fórmula de produto convencional e infelizmente os greenwashing.

Notícia boa é que graças a internet já dá pra ver o documentário, tem no Netflix e no torrent pra baixar.
Recomendo! Bom para aproveitar algumas ideias.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys