Páginas

06 maio, 2014

[Diário] Minimalismo - semana 3

Falar do que ando fazendo pra minimizar o consumo e destralhar a casa fica contraproducente, mesmo porque estou na ponte entre duas casa e até me mudar não tenho como falar da nova rotina.
É bem melhor falar de um assunto que já tenho um certo conhecimento - o mercado de orgânicos, graças a ele, um mundo de novas informações se abriu e amém, que isso iluminou minhas ideais para chegar na filosofia minimalista, estou engatinhando no destralhamento mas o consumo caiu drasticamente.

O que falo hoje é sobre o risco de extinção das abelhas - sem abelhas não há frutas, verduras, legumes, não há insumos orgânicos, não há óleos essenciais, ou seja nosso mundo cruelty free e com o mínimo de impactos ambientais está ameaçado, assim como o mundo da maioria das pessoas - como assim?
Essa foto da fanpage Ocuppy Monsanto demontra bem isso:


E na Revista Galileu mostra bem o real significado da extinção das abelhas, clica aqui.

Ok, e o que eu tenho a ver com isso?
TUDO! Percebe o tamanho do problema?Não haverá alimentos se continuarmos permitindo que 4 MILHÔES DE ABELHAS sejam mortas pelo uso indiscriminado de pesticida!
Então, eu sossegadamente e egoístiucamente pensando primeiro na minha saúde e no meu bolso, não ligava muito se tal cosmético tinha só um ou dois ingredientes orgânicos e o restante é só natural
(álias não tão egoísta assim pois deixo de poluir solo, lençóis freáticos e mares, não contaminando ou matando peixes quando vou a praia por exemplo, com protetor solar bomba-atomica, causador de cancer e mata-recife de corais.)

Hoje me deu um clique da importância dos orgânicos, muito além de questões de saúde: se você não usa pesticidas na agricultura você poupa as abelhas, o que mantém o ecossistema sustentável e em perfeito equilibrio.
Eu consumo hortaliças e afins, orgânicos sempre que possível e o bolso permite, minha projeção e sonho é toda a alimentação ser orgânica.
Frescura? Não olha só o tamanho do estrago dos pesticidas utilizados em lavouras de feijão, café e soja, publicados no G1 da Globo:


Veja o video da reportagem aqui.

E independente se você é vegetariano ou vegan, não tem como não ser responsável por isso, uma vez que você vai na feira, está contribuindo com a morte das abelhas, pois está consumindo produtos de uma máfia da indústria de pesticicidas e menor preço dos alimentos.. e não a apicultura não leva a morte em massa das abelhas...

Sim, eu concordo que o acesso aos produtos orgânicos ainda é para poucos, pela dificuldade de encontrar e pelo alto preço - mas estou falando com você que importa MAC e faz a festa na Sephora - não tem dinheiro para isso?
Até concordo que verduras e afins sejam mais dificeis mas pela internet é possivel comprar mantimentos - mas no Pão de açucar e algunas grandes redes já é possível encontrar produtos orgânicos.
A demanda de produtos orgânicos, assim como todo mercado só aumenta com o interesse de consumo, assim como baixar os preços.

E ainda, por que não, ao invés de comprar o hidratante badalado, compre um orgânico?  Diferente dos shampoos que muita gente tem dificuldade, o hidratante, o sabonete, o óleo de banho respondem imediatamente no 1.uso - além de serem cruelty free.

Acho que é possível incorporar um ou outro produto orgânico na rotina - um produto que não prejudique o meio ambiente e não use pesticidas já é um alivio nesse mar de poluição que vivemos hoje, esse bombardeio de pesticidas que envenenam pessoas, meio ambiente e animais só vai diminuir no dia em que grande parte das pessoas falarem NÃO!

Já publiquei um post sobre a morte das abelhas aqui, o que você pode fazer é pressionar o governo, apoiar as Ongs que estão atuando no setor, além de introduzir orgânicos na rotina e ainda diminuir o consumo - nisso se encaixa na filosofia minimalista e até seu guarda roupa entupido é responsável pela morte das abelhas, uma vez que a agricultura do algodão demanda um alto teor de pesticidas, além de gastar muita água - 1 camiseta gasta 2700 litros pra ser produzida, saiba mais aqui.

E também da pra viver sem o pacote de algodão mensal - que este além de gastar muita água, gasta cloro, que é extremamente poluente. Desde que entrei para os cosméticos orgânicos, meu tônico com válvula spray, meu demaquilante com toalhinha de tecido fez com que um pacote de algodão fosse usado só uns 10 discos em 3 anos...

Não é todo mundo que consegue manter uma horta mas plantar flores é possível para muita gente.
Exemplo disso é a bomba de sementes - idéia do site - coletivo verde, clica aqui.

A sobrivivência das abelhas depende sim das ações individuais de cada um, das nossas, escolhas, consuma consciente! Disso depende o destino da humanidade, se não for assim, o preço da feira será muito caro de manter- provavelmente haverá escassez destes alimentos e consequentemente a alta de preços, pensem nisso!
Em resumo o uso indiscriminado de pesticidas está provocando isso, então o consumo de orgânicos é um dos caminhos para a manutenção da vida!
E você o que pode fazer?


 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys