Páginas

11 dezembro, 2013

35 anos depois, a FDA concorda em definir regras para Triclosan

Já tinha contado no blog que quando eu era criança, subia em pé de goiaba, andava descalça e fazia represa no quintal de terra da minha avó. Nenhum dos meus três primos nem meu irmão ficou doente de 'bactéria' - e lavavamos as mãos com sabonete comum, vide aqui.

Inicialmente, triclosan foi criado para o ambiente hospitalar, onde a rígida asepssia se faz necessário, no entanto acharam uma boa idéia colocar nos cosméticos e produtos de higiene pessoal (ahãaaa...)




Triclosan foi encontrado no sangue e na urina num estudo de biomonitorização e também é encontrado no meio ambiente, pois o tratamento de esgoto é ineficaz para este ativo, ou seja ainda prejudica a vida aquática, pois contamina golfinhos.

Foram encontradas evidências de que triclosan seja desregulador endócrino, mexe com os hormônios humanos e ainda se transforma em dioxina - um composto cancerígeno. Além de tudo triclosan é ineficaz sozinho pois só atinge dois tipos de bactérias, sendo necessário a combinação com os parabenos,que sozinhos também são ineficazes saiba mais sobre, clique aqui.

E eis que finalmente, 35 anos depois o FDA regulamentará o uso da substância, depois de ter poluido horrores e prejudicado a saúde de muitas pessoas. Como diria eu: DEMORÔ!  E eu odiava aqueles comerciais 'familia feliz' que mandavam a massa USAR TRICLOSAM PRA SE PROTEGER... PROTEGER DE QUE MESMO? Só uma ou duas bactérias... Triclosan faz mais estragos do que benefício...











Fonte:The daily Greem.com


Triclosan atualmente está praticamente em todos os produtos de higiene e cosmética convencional, tendo nota 7 no EWG, vide aqui. É encontrado em maquiagem, hidratante e óbvio o sabonete antibacteriano..
Mesmo que a medida seja nos EUA, minha esperança é que acabe por atingir os cosméticos aqui também , uma vez que muitas destas empresas são gigantes multinacionais.

Nossas mães não tinham alternativas, só haviam estes produtos quando éramos bebês ou crianças... mas podemos cuidar da saúde desta geração evitando o uso deste componente e mais ainda podemos deixar de poluir pouco a pouco, deixando de usar ativos desnecessários, que fazem mal não só a nossa saúde mas ao meio ambiente.

Se não pararmos de poluir, chegará um dia que os balneários litôraneos serão insalubres para a humanidade, e o banho de mar que traz tantos benefícios a saúde e até para a alma por fazer uma bela de uma faxina, se tornará proibido...

As alternativas para o triclosan, são muito simples: sabonete comum, sabonete cold process que se tiver neem e óleos essenciais que são agentes comprovados de ação antimicrobiana, como dito aqui é um substituto perfeito e natural.
Na rua, quando não posso lavar a mão,uso este spray a base de alcool e óleos essenciais, tem receita aqui.

Como consumidora de cosméticos 100% naturais e orgânicos, deixei de usar há alguns anos cosméticos convencionais -mas para quem ainda é convencional, leia o rótulo do cosmético, se tiver este ativo não compre, se proteja... proteja o meio ambiente e os pobres golfinhos que não tem nada a ver com a insanidade que é a industria cosmética convencional que só visa o lucro... álias pra mim não há diferença em proteger uma cobaia de teste ou o animal que vive na natureza- ambos precisam de proteção.
Hoje nós temos alternativas, faça escolhas mais conscientes!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys