Páginas

11 novembro, 2013

Você tem noção do índice UV?

Há algumas correntes de pensamento que pregam a não necessidade do filtro solar, tanto pela falta de produção de vitamina D quanto os filtros solares convencionais serem uma bomba atômica praticamente, de tanto ingrediente polêmico e tóxico que existe nele, além de serem poluentes ambientais.

Daí acabo de voltar da praia e constatei que o filtro solar orgânico que comprei só funciona na cidade, por não ser a prova d'agua...
Resultado: insolação em mim e no marido, isso ficando no guarda-sol  na maior parte do tempo, se tivesse visto as queimaduras (que pelo menos nós dois só coneguimos ver no espelho), teria saído correndo pra comprar um Sol de Janeiro - que acho a fórmula um pouco menos problemática, sem contar o não teste em animais.

E aí recaio no índice UV, responsável pelo surgimento do câncer de pele, que contei no meu antigo blog, o Yummy Tips. Daí você me conta que na época das nossas avós, ninguém tinha câner de pele - claro né, o buraco da camada de ozônio não estava gritante... mesmo assim as vovózinhas niponicas iam pra labuta nas lavouras de chapéu e mangas compridas...

Só fiquei sabendo do tal índice quando fiz um cruzeiro até Punta del Leste: no jornal diário do navio,que deixavam em cada cabine todo dia:  informações das atividades, temperatura, localização e o tal do índice UV... quando li 11  nem sabia do que se tratava,  não sabia o tamanho do estrago na camada de ozônio.

Chegando em Montevidéu - a guia nos disse: para andar pela cidade em pleno verão, jamais saia sem filtro solar FPS 50 - o buraco na camada de ozônio lá estava gritante e o câncer de pele chega a níveis epidêmicos - isso há três anos atrás, gora com certeza deve estar maior ainda.
Quando voltei, fui pesquisar e encontrei as informações abaixo.

Este é o gráfico do site Folha.com - tempo:

clica que aumenta
Aí sim, entendi o que era aquele número 11 - a situação estava muito crítica! Daí também entendi  a guia dizendo que filtro solar neste índice era tão necessário quanto água!

"O índice ultravioleta (IUV) mede o nível de radiação solar na superfície da Terra. Quanto mais alto, maior o risco de danos à pele e de aparecimento de câncer. Veja abaixo a relação entre o índice e os cuidados a tomar. "
Fonte: Folha de São Paulo/Tempo

Disse sobre Montevidéu há três anos atrás - mas e como anda o Brasil?!

Fonte: Folha de São Paulo/Tempo
Este é o índice de hoje, todas as capitais brasileiras estão no extremo, veja aqui.
Diante dos debates diversos sobre a não produção de vitamina D e etc... tenho tomado meu banho de sol nos períodos permitidos e usado sim filtro solar para sair na rua, principalmente ao meio dia.

E se você leitora orgânica está se descabelando por não ter um filtro solar natural... te juro que é mil vezes melhor usar um convencional na praia do que ficar com a insolação que meu marido pegou -e não foi falta de cuidados, como reaplicar após o mergulho e ficar na sombra depois das 11hrs.
E ainda assim, estava de chapéu, óculos escuros e vestidinho de praia no horário de pico - e nem estamos oficialmente no verão, imagina dezembro?

Nem cogite a possibilidade de ir a praia sem filtro e repense sobre o uso na cidade.

OBS: leitora convencional: não pense que filtros 100%  naturais  não funcionam- eu que escolhi o errado para o local.


 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys