Páginas

08 novembro, 2013

Creme para massagem - Arte dos aromas

Quando comecei a estudar pra valer a aromaterapia e sendo adepta de cosméticos orgânicos ou 100% naturais, uma das coisas que mais sentia falta era uma base neutra dentro desta proposta. Todas as marcas de aromaterapia tinham as suas mas com fórmulas convencionais que não me agradavam...

Então na Bio Fair, consegui comprar este creme e mais tarde a Flávia da Cheiro de mato, me enviou pra testar.

Composição:Acqua/Water, Glyceryl Stearate, Theobroma Grandiflorum Seed Butter* (Manteiga de Cupuaçu), Cetearyl Alcohol, Stearic Acid, Sodium Cocoyl Glucamate, Orbignya Oleifera Oil* (Óleo de Babaçu), Copaifera Officinalis (balsam copaíba) Resin* (Bálsamo de Copaíba), Dehydroacetic Acid, Benzyl Alcohol

Vegan | certificação Ecocert 

O que eu achei:
É um creme base para aromaterapia, que deveria ser neutro mas não é tão neutro assim devido à resína de bálsamo de copaíba, que além de atuar na conservação do produto é um ingrediente ativo -não é totalmente neutro pois a resina de copaíba contém terpenos - constituinte do óleo essencial de copaíba. Por isso se você já teve reação ao óleo vegetal ou essencial de copaíba precisa ficar atento, embora pela posição na formulação (no final) é provavél que tenha pouco deste ingrediente.

  • Sobre o cheiro:
É uma mistura de óleo vegetal com o fundo ligeiramente amadeirado da copaíba - no entanto se o intuito é acrescentar óleos essenciais para fazer sua própria formulação isso não é preocupante pois os OEs predominam em cima da manteiga e óleo vegetal.

  • Formas de uso:
Tem uma textura bem leve, de absorção de média a rápida - mas isto vale para o produto puro, se for acrescido óleos vegetais, essenciais, hidrolato ou qualquer outra coisa, depende do que foi acrescido.


- Para massagem

É  sua função principal ele cumpre bem, no entanto caso queira algo mais 'deslizante' nada impede que seja acrescido algum óleo vegetal, chá, água, hidrolato, extrato...

- Como hidratante:
Pode ser usado sozinho como hidratante neutro, caso você não possa utilizar produtos com óleos essenciais. Deixa a pele bem macia e sedosa, costumo usar puro quando já usei algum óleo essencial para tratar algo.

- Como veiculo base/ carreador para aromaterapia
Cumpre... já fiz dezenas de sinergias com ele mais OEs e alcancei o resultado esperado

- Como máscara hidratante capilar/ condicionador
Acho que essa é a função mais interessante que ele desempenha, dá pra criar dezenas de receitas, acrescentando óleos, manteigas vegetais, óleos essenciais, iogurte, gel de aloe vera.... o que você quiser (mas por favor tenha bom senso né...)

  • Rendimento 
vai de acordo com seu uso, por exemplo um pote de 10g do creme + óleos essenciais pode durar uma semana ou mais.
Para máscara de hidratação depende do comprimento do cabelo, como o meu está na altura do ombro, uso uma colher de sopa e acrescento os demais ingredientes.

E antes que me perguntem se estou louca em usar pra tanta coisa - não estou. É multifunção por não conter químicas nocivas, derivados de petróleo ou silicones, somente insumos vegetais.
Dentro da proposta, ele cumpre e gostei bastante, além de ser o único orgânico da categoria até agora.

Sobre Benzyl alcohol - não me preocupa muito já que o risco maior é para produtos usados na boca. Embora tenha nota 5 no EWG, é usado pouco, tanto que está em último na composição

O pote custa em média R$35 reais com 195g. 
Vende na Beleza do Campo - clica aqui. A Flavia da Cheiro de Mato vende por email, clica aqui. Também tem na Aromalândia aqui E pra quem precisa de quantidade maior , a loja  Sou Orgânico vende pote de 1kg - clica aqui.


 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys