Páginas

26 julho, 2013

Conhecendo o banco de dados Good Guide

Esse post foi originalmente escrito no Yummy Tips, meu antigo blog - mas acho que é importante falar dele aqui.
Já contei como o APS scan para Iphone e Android funciona aqui

O Good Guide funciona de duas formas:
- banco de dados com  produtos analisados.
- APS para Android e Iphone que escaneia código de barras e entrega a listagem de ingredientes, muito bom para ajudar a decidir a compra de cosméticos importados ou saber o que tem no produto quando chegou, por exemplo do Morangão.

Hoje vou falar do banco de dados, para não ficar mais extenso do que já está. Para ilustrar melhor e todo mundo entender, usei o tradutor automático do Google Chrome, por isso se você não sabe inglês pode usar para utilizar os recursos do site.

Ele indica as formulações de produtos de vários segmentos: comida, casa, bebê e criança, Pet Food - mas para este blog interessa a parte de cuidados pessoais.

Neste sistema ao contrário do EWG, quanto mais alta a nota (de zero a 10)  pior para sua saúde.Para usar o sistema é só digitar o nome do produto desejado, na época que fiz o post eu ainda tinha um pó compacto da Koress e usei ele como exemplo.



Pode ser digitado o nome do produto em inglês ou só o nome da marca, no caso de busca por marca, vão aparecer todos os produtos da mesma disponíveis no sistema. Funciona bem para marcas americanas e as multinacionais, presentes em todo o mundo. Na Sephora brasileira, o APS para Android funcionou muito bem, já que a maior parte dos produtos vem dos Usa.

No entanto a nota geral do produto se obtém na média aritmética de três quesitos: saúde, ambiente e sociedade.
 A nota geral aparece quando você busca o produto e as notas individuais por quesito, estão nas abas. Não vá somente pela nota geral que dá margem de erro, para avaliar os ingredientes vá direto em Saúde- clicando na seta.



Abrindo as abas você encontra as avaliações gerais em cada quesito:
* Health (saúde)
Impactos na saúde humana, divulgação de ingredientes, nivel de preocupação de saúde dos ingredientes.



 Descendo a tela você encontra todos os ingredientes da fórmula:



Neste caso, os piores são talco, silica e mica, marcados com cores bege e laranja - mas ainda assim não são os mais perigosos, se fossem estariam marcados com vermelho.
Passando o mouse sobre o nome do ingrediente, ele abre uma caixa - dizendo qual é o impacto na saúde.
 Para ilustrar, vejamos o talco:


clica que aumenta

 O talco não é dos piores, tem baixo risco a saúde.Se quiser saber mais sobre ele, é só clicar na última seta. E foram estes os motivos para escolher este pó ao invés de outro qualquer  (início de 2012). Baixo risco a saúde e muitos ingredientes naturais.

Não uso make todo dia, no máximo duas vezes por semana, por isso pra mim ainda não é tão preocupante.

*Enviroment (ambiente)
transparência, recursos usados, impacto e gestão ambiental.
Esta parte talvez interesse mais para ativistas do Greenpeace, que protestam contra os impactos ambientais das indústrias em geral - mas não deixa de ser interessante saber a nota.



*Society (sociedade)
Aqui se avalia práticas de gestão, relação com o consumidor, política com os trabalhadores e transparência em suas políticas.

Korres anda meio mal das pernas nesse quesito...






Enfim, esta é mais uma ferramenta útil para quem quer saber mais sobre o que se coloca no corpo, usando determinadas substâncias presentes nas fórmulas dos cosméticos, muito bom para pesquisar sobre os produtinhos importados que todas amam.Para acessar o site, clique aqui.


 


 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys