Páginas

10 junho, 2013

Dicas para usar cosméticos naturais e orgânicos com eficácia

Usar cosméticos naturais e orgânicos acaba se tornando uma filosofia de vida e é totalmente diferente do mundo convencional... a não ser maquiagem mineral que por ser em pó tem validade longa, você não pode colecionar produtos, porque eles vencem em uma média de um ano, e se todo mundo fizesse compras somente com aquilo que iria usar antes de vencer, com certeza a montanha de lixo seria bem menor.


Então fica algumas dicas bem úteis para quem está começando neste mundo: 
  •  Compre somente aquilo que você realmente vai usar
Já disse né?! Mas estou repetindo. A não ser que você queira jogar matérias primas, água, energia elétrica, caixas de papelão, embalagem  E mandar seu dinheiro no lixo, compre com muita certeza de uso.
  •  Pesquise o quanto puder antes da compra
 Ok, no Brasil o mercado é recente pra ter um boom de  blogs e ver diversas opniões, use o SAC, pergunte o que precisar.
Não sabe o que é o ingrediente, use o google. Procure resenhas, para produtos a venda em todo o mundo, funciona bastante.
Produto importado é mais fácil ainda, tem diversos blogs lá fora, não sabe inglês use o google tradutor ué...
  • Compre amostras
Muito útil principalmente para make,que é muito dificil escolher a cor online. Muitas marcas e lojas no exterior tem amostras de seus produtos. Melhor que literalmente quebrar a cara!
  • Aprenda um pouco sobre o que faz cada  planta/ ativo
Já fiz um post sobre isso mas vale lembrar:  saiba um pouco sobre o que uma planta/ ativo faz na pele/cabelos.Vai te ajudar a saber qual produto te atenderá melhor. Para isso, como já dito antes - use o google.
  •  Marque a data de abertura do produto
Produtos importados vem com um símbolo indicando quantos meses dura depois de aberto exemplo- 12M. Marque com caneta permanente ou se for um batom por exemplo, marque no google agenda um compromisso para o mês de vencimento e faça lembrete por email.
Mas atente, nem sempre expirado significa estragado. Se não tiver água,se não tiver cheiro ou aparência estranha, se não é batom que entra em contato com bactérias sempre, com certeza aguenta um pouco mais.
  •  Experimente outras formas de uso
Um óleo corporal pode dar um bom leave in no cabelo, como sérum em óleo para o rosto ou pescoço.Condicionador como leave in. Um creme para olhos pode ser usado nos lábios para hidratar (experimenta ué... dizem que você só deve usar o que possa comer). Sim dá pra fazer isso acredite, justamente por não ter químicas nocivas!
  •  Não funcionou como esperado, tente outra forma
Antes de doar, tente outra forma. O shampoo não funcionou, tente como sabonete líquido. O condicionador não era o que esperava, acrescente óleos vegetais e essenciais e use como máscara. O desodorante serve para spray no pé, em calçado. Pense que sai!
  •   Guarde na geladeira produtos com pouco uso
Ok, disse que era pra comprar só o necessário - mas tem produto que você usa esporadicamente, como um creme facial mais untuoso, um sérum facial em óleo... Vale para óleos essenciais também.
 Ajuda a manter as propriedades e esticar o prazo de validade.
  • Guarde embalagens
Muito útil para a turma que curte um DIY. Mas pode servir até pra trocar de embalagem um produto que você acha mais prático em uma válvula pump por exemplo ou distribuir um produto em vários ambientes da casa, por exemplo sabonete líquido. Só não faça a vez de 'acumulador' também. A natureza agradece!


Já fiz tudo isso em quase dois anos como consumidora destes produtos e ajuda bastante! Você pode ler estas outras dicas aqui:
Como comprar via redirecionamento
Comprando cosméticos naturais - como saber o certo?!



 

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys