Páginas

20 maio, 2013

Criança não precisa de sabonete antibacteriano!

Quando era criança, andava descalça, subia no pé de goiaba e brincava de fazer represa (escavando terra!)  no quintal da minha avó, brincando com cachorros. Nenhum dos meus primos, meu irmão nem eu ficamos doentes 'de bactéria'- com verminoses ou algo do gênero. Pelo contrário, éramos todos saudáveis! Com energia para andar de bicicleta, brincar o dia todo no  parque aquático... bons tempos!

E com o que lavamos as mãos?! Sabonete palmolive! (ok, hoje eu lavo com sabonete 100% natural)
Atualmente  sou radicalmente contra o uso dos sabonetes bactericidas- aqueles que prometem matar 99% das bactérias. Não há nenhuma evidência de que o triclosan proporciona outros benefícios à saúde, ou que sabonetes antibacterianos e sabonetes líquidos são mais eficazes do que um sabonete comum e água.



Foi desenvolvido  para evitar infecções bacterianas em hospitais, onde a rígida assepsia é extremamente necessária e por lá deveria ficar, no entanto estão usado em uma vasta gama de produtos domésticos, desde cosméticos a produtos de limpeza. Porém há estudos que comprovam os malefícios do Triclosan.

Estão  criando super bactérias com o uso indiscriminado do Triclosan - sim pois com o tempo estas tendem a criar resistência e assim se perde o efeito, como qualquer antibiótico hiperdosado - então terão que inventar outro biocida mais potente, mais tóxico e mais poluente.
Assim, o uso generalizado de triclosan pode representar um risco para a saúde pública em potencial.
fonte: Pub Med - US National Library of medicine

Esse produto químico pode prejudicar os músculos do corpo e do coração. Coitado dos ratos que foram submetidos  a 12,5 mg/ kg - tiveram redução de 25%  em suas funções cardíacas e, uma hora após o experimento, perderam 18% da força muscular.
fonte: Superinteressante

Está também relacionada com a toxicidade no fígado e inalação e apenas baixos níveis de Triclosan podem romper as funções da tiróide. E como se não bastasse, sedimentos da substância foram encontrados em rios e lagos - portanto é prejudicial também ao ambiente, pois afeta a natação em peixes.
fonte:Triclosan side effects

Triclosan tornou-se um " valor agregado"onipresente fator de marketing-  meu sabonete líquido 3x mais caro é mais eficiente- e você mamãe, pelo bem do seu filho pode muito bem viver com um sabonete comum, economizar e poupar sua família de:

 5-cloro-2-(2,4-diclorofenoxi) fenol.  2,4,4 '-tricloro-2'-hidroxidifenílico, a 5-cloro-(2,4-diclorofenoxi) fenol, éter de tricloro-2'-hidroxidifenílico, CH-3565, Microban ® Aditivo B, Irgasan ® (DP 300 ou PG 60), Biofresh ®, Lexol-300, Ster-Zac ou Cloxifenolum. Triclocarban

Segundo o EWG, o Triclosan tem risco alto, nota 7 - vide aqui.
Preocupação Alta: contaminação, irritação (pele, olhos ou pulmões), persistência e bioacumulação
Preocupações Moderada: desregulação endócrina e toxicidade do sistema de órgãos (não-reprodutiva)

Saiba mais sobre o assunto, clique aqui.
É insensato  usar um sabonete a base de Triclosan, sendo que dentro de casa não se exige o nível de controle hospitalar, ao usar a maçaneta (e nem adianta aquele sabonete com dosador automático também), já se perdeu o efeito. É só ver as preparações cirurgicas, quem veste a luva no cirurgião é a enfermeira.

UPDATE: uma moça em um grupo do FB deu um depoimento sobre o que aconteceu com ela com o abuso destes sabonetes, veja aqui.

Portanto pense bem, antes de se deixar seduzir pelo apelo massivo das propagandas de TV.

Você pode querer ler:
Saiba como funciona o EWG

Que componentes da fórmula devem ser evitados
O círculo vicioso dos cosméticos convencionais capilares

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys