Páginas

12 março, 2013

Aromaterapia | Óleos essenciais para ansiedade

E num mundo super corrido quem nunca teve crises de ansiedade ou precisou se acalmar seja por qualquer motivo?! Ou até crises de insônia pontuais devido a problemas...




A aromaterapia é bastante benéfica também nestes casos. A grande maioria pode ser usada ser usado em banhos, inalações, massagens, escaldapés e nos aromatizares pessoais e ambientais.
Importante afirmar que inalação é diferente do uso da aromatização ambiental ou colar aromaterápico, a inalação neste caso é pingar  2 gotas do óleo em um lenço.

+ Acesse: Marcas de confiança em aromaterapia

Veja abaixo os óleos mais recomendados nestes casos:
- Bergamota:
Com característica sedativa é excelente contra ansiedade e tensão nervosa, alivia estados de frustração e irritabilidade, um óleo equilibrador.

Contra indicado ao sol, jamais use quando sair ao sol pois é fotossensível, também pode ser ligeiramente irritante, nunca utilizar mais que 1% no óleo vegetal. No aromatizador pessoal e ambiental use sem problemas.

- Camomila:
O chá é super conhecido para dar uma acalmada, o óleo essencial em uma única gota concentra  entre 20 a 24 xícaras do chá, então imaginem o poder calmante dele...
Alivia dores musculares, principalmente se associadas a ansiedade e stress.
é muito relaxante, elimina a tensão, a raiva e o medo. É benéfico para casos de insônia.

Contra indicado em peles extremamente sensíveis, por isso use pouco no óleo vegetal, no aromatizador pessoal e ambiental use sem problemas.

- Jasmim
Um óleo caro, por ser extraída de suas flores extremamente perfumadas. Indicado para casos de nervosismo, perturbações emocionais e insônia. Pode ser usado em banhos, inalações e massagens.

Contra indicado para mulheres grávidas e bebês pois pode causar dor de cabeça. Se usado em excesso aumenta a produçãso de catarro.

- Lavanda:

 É um clássico da aromaterapia e é um óleo muito seguro,  tanto que um dos únicos que pode ser aplicado diretamente na pele sem necessidade de usar um óleo vegetal .Já foi utilizado em mulheres grávidas, crianças e pessoas em estado crítico sem nenhum efeito colateral. Limpa e tranquiliza espírito e mente, assim alivia a irritação e o esgotamento.

Somente em hiperdosagem é necessário cautela pois pode intoxicar. Álias nunca use óleos essenciais em excesso!

- Palmarosa
 Efeito calmante

Contra indicado para grávidas com diluição acima de 1% em óleo vegetal. Em caso de sinergias para massagens não deve ser usado por muito tempo (mais que dois meses)

- Pau rosa
É um óleo raro e extremamente especial pois foi quase extinto pelo excesso de extração. É um calmante suave para casos de histeria e agitação. Também considerado útil no tratamento da depressão e insônia.

É um óleo muito seguro e fácil de usar, não há contra indicações.

- Tangerina:
Ajuda a reduzir o estresse e a tensão devido a ação tranqüilizante no sistema nervoso

Não há contra indicações para diferentes faixas etárias, pode ser usado tanto em crianças, gestantes e idosos, no entanto por ser um óleo cítrico evite se expor ao sol caso faça massagem com ele.

Fontes: By Samia aromaterapia | Bioessência | Lazlo aromaterapia | Tudo sobre aromaterapia - Adão Roberto da Silva

Atenção: Este blog não se responsabiliza pelo uso incorreto e possiveis efeitos colaterais- caso você tenha algum problema de saúde procure um aromaterapeuta ou naturapata, médicos da medicina alopática dificilmente sabem da ação dos óleos essenciais.

Em caso de dúvidas, deixe um comentário.

Você pode querer ler: 
Dosagens para uso de aromaterapia
Óleos essenciais para peles mistas e oleosas
Óleos essenciais para cabelos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys