Páginas

15 março, 2013

Comprando cosméticos naturais- como saber o certo?!

Pois então... você chegou no mundo dos cosméticos naturais e está feliz da vida por ter livrado sua pele de  um monte de química nociva - parabéns!

Agora tem aquela parte que até as consumidoras de cosméticos convencionais enfrentam - como saber qual é o mais adequado para a sua pele?!
Mesmo com a indicação da loja ou do fabricante muitas vezes um produto que se diz adequado para seu tipo de rosto/cabelo/corpo não funciona da maneira esperada. Ou pode dar super certo e você sair super feliz com a compra.

Quando se trata de natural então, aí fica mais complicado... como saber qual planta atende as suas necessidades e mais ainda, qual fórmula se adequa melhor?!



E como faz então?!
- Pergunte à marca!
Normalmente os SACs de marcas/lojas de cosméticos naturais e orgânicos são bem abertos quanto a sanar dúvidas, pergunte o que for preciso antes da compra.

- Pesquisar!
Digamos que a marca não tenha sanado todas as suas dúvidas ....
Essa é a parte que dá maior trabalho... no rótulo tem um monte de nome em latim do qual você não tem a menor intimidade, vindo junto com  extract, oil, leaf... eu já me acostumei por conta de tanto estudo de óleos essenciais e vegetais e só de bater o olho já sei que rosmarinus officinalis é alecrim que serve como agente anti queda, antiolesidade e útil para dores musculares... mas tem tanto ativo botânico que muitas vezes eu fico em dúvida, aí entra o google!
Coloque o tal nome em latim no google ou por exemplo 'óleo essencial de alecrim' e você verá qual sua indicação, simples assim...
Trabalho mesmo dá em pesquisar item por item. Pesquise pelo menos três fontes pra ter certeza!

Saber a ação de cada planta em um determinado produto, chega a ser fundamental principalmente quando se compra via internet (e o mercado natural e orgânico nacional está praticamente concentrado na internet) que é impossivel testar... ou mesmo saber se determinada planta é comedogênica - assim você evita surpresas desagradáveis.


- Tem algum problema de saúde ou tem certas caracteristicas...
Pois é, isso é  uma questão importantissima, não é porque é tudo natural que não vai dar problema e há inumeras contra indicações para determinados ativos.
Se você tem insônia, pressão alta,está grávida ou amamentando, é agitada(o) e tantas outras variáveis pessoais,  deve evitar determinados ativos.
O alecrim por exemplo pode dar insônia e é contra indicado em pessoas com pressão alta e taquicardia.

As formulações cosméticas são seguras para uso mas como qualquer produto de uso tópico pode ocorrer reações adversas .
Produtos formulados principalmente com óleos essenciais, mesmo dentro da margem de segurança podem sim dar efeitos adversos tanto no físico- como dermatites, taquicardia ou até mesmo insônia, como no emocional também - podem dar, agitação, ansiedade.
Mesmo um produto sendo indicado para um determinado tipo de pele/cabelo/corpo, um produto é um mix botânico e pode acontecer de uma única planta, seja óleo vegetal, essencial, extrato não ser adequada a você.

Quem usa homeopatia deve evitar OEs canforados como hortelã pimenta e alecrim por suspeita de cortar o efeito do remédio.

Daí você DEVE consultar o SAC da marca antes da compra pra saber se determinado produto é seguro para seu caso ou ainda um aromaterapeuta de confiança, um naturopata - pessoas que lidam e ministram os óleos, que saberão muito mais do que um médico alopata que está mais habituado em ministrar remédios de farmácia.

Tomando estes cuidados com certeza sua compra se tornará muito mais segura tanto em eficácia, quanto em termos de saúde! Lembre-se que você é o única (o) responsável pelas escolhas que faz...

   Observação:   
Caso você esteja acessando o blog via tablet ou celular, é necessário usar a 'visualização versão web' para que seu comentário seja postado via Disqus e assim respondido.


 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys