Páginas

02 fevereiro, 2013

Sobre a "neura" em relação a ingredientes e produtos convencionais

Eu e outras blogueiras, como a Heglaé do Mocinha Kawaii estamos mais ou menos cerca de um ano usando produtos naturais/ orgânicos... só que a grande maioria é importada, o que dificulta e muito o uso.

Quando a gente descobre a verdade sobre os males que as químicas convencionais fazem e ve que TODOS os seus produtos estão lotados deles, dá vontade de xingar, jogar tudo fora e comprar tudo novo, orgânico ou 100%  natural. Só que o $$$ não vem de acordo com nossa vontade né, tem outras prioridades na vida...



Para terem uma idéia meu método de troca foi
- sabonete em primeirissimo lugar, porque uso todo dia
- produtos de cuidados faciais: sabonete, tônico e hidratante por usar todo dia e 2x por dia.
- Shampoo e condicionador ainda relevo alguma quimica, desde que seja um "tarja laranja" no EWG.
- Hidratante tenho um cuja fórmula tem alguma coisa chata ainda (Korres - dos convencionais o menos bombástico) mas tem ficado encostado, normalmente tenho preferido meus combos de óleos vegetais e essenciais....

Maquiagem
Eu não uso make todo dia, assim posso dar uma "relaxada" e não entrar tanto em neura... sendo assim:

- usei todinha a amostrinha de base da Bare Minerals e um frasco da ELF, mas tinha bismuto,só que  não me preocupo tanto com ele...(mas óbvio que se tem a opção sem o bismuto vou preferir)
- comprei uma base da Alva em setembro... e agora uma base da Honey Bee Gardens (depois de mais de ano usando produto natural....) em setembro.

-pó facial, delineador e batom, só tenho um de cada 100% natural e batons cerca de sete cores , não esquentei tanto porque como disse não uso make todo dia. Sombra só tenho 3 minerais e devo demorar pra comprar, uma que tenho muitas excelentes convencionais e outra que não uso todo dia....
- Demaquilante usava a luvinha da Iron (na falta pode ser uma toalhinha mesmo) e depois descobri o demaquilante de puro óleo vegetal... na minha opnião mais barato e mais eficiente, contei dele aqui.

Então...
Gente,estou dizendo tudo isso pra mostrar que - sim é legal e melhor usar tudo natural... mas quem tem dinheiro pra trocar tudo de uma vez .... sendo que a maioria das coisas tem que ser importadas?! Não precisa entrar em desespero!

Por exemplo: filtro solar , que é um dos cosméticos com o maior indice de química nociva, não tem 100% natural no Brasil, e deixar de usar só porque ele não é natural é meio nonsense, principalmente porque estamos em pleno verão. Jamais deixe de usar filtro solar na praia ou na piscina, o risco de insolação e um futuro câncer de pele é muito pior do que usar por três dias, uma semana, um mês um produto convencional.

Tem que ser uma coisa gradual, sem neuras... afinal usamos essas coisas desde bebê , mais um pouco de paciência até ter a grana e chegar .... Se você tem um cartão de crédito com um baita limite e puder trazer via Fedex ou DHL que chega em 4 dias (que é taxado automaticamente) então vá em frente... eu não tenho esse poder financeiro.

Não deixe de aproveitar nosso verão maravilhoso por falta de um filtro solar... na próxima temporada você já saberá muito mais e qual é o melhor (mesmo porque a gente começou faz pouco tempo e até sairem resenhas de tudo quanto é coisa vai demorar um pouco...).

Outra coisa: não menospreze um produto que você tenha fácil acesso, como um shampoo só porque ele tem um ou dois ingredientes tarja laranja. Aqui no Brasil em especial, dificil ter um cosmético orgânico sem algum ingrediente chatinho. Só que dois ingredientes meio chatinhos, entre os 98% naturais é fichinha perto das bombas que já usamos.


Tarja laranja: notas de risco médio no EWG

 Não dá pra ser tão radical aqui no Brasil porque é um mercado novo, em expansão... muita coisa ainda falta, que precisa ser importada. Mas e quem não tem cartão internacional? Não compra?!
Graças aos céus que ao menos os itens de higiene pessoal podem ser encontrados por aqui, imagine ter que importar shampoo, condicionador, sabonete... e o frete que você iria pagar toda vez?!

Por isso: Take easy... sem neuras!
Se viver pensando que algo fará mal, você não vive.... entra na paranóia e perde momentos ótimos da vida...
Pense nisso....

Você pode querer ler:
Afinal de contas o que é o EWG?! 

   Observação:   
Caso você esteja acessando o blog via tablet ou celular, é necessário usar a 'visualização versão web' para que seu comentário seja postado via Disqus e assim respondido.


 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys