Páginas

22 janeiro, 2013

Método de lavagem fora do chuveiro

ou:
- como fazer seu shampoo orgânico render
- como fazer seu shampoo orgânico espumar

Haha, já deu pra perceber que é um truque né?!
É o seguinte, quando eu comprei meus primeiros shampoos orgânicos eu ficava irada porque eles não espumavam, parecia que não limpava direito.... sei lá... principalmente os shampoos que tem uma consistência bem gelatinosa que são encorpados com goma xantana. 

Como é o caso do Lippia Alba da Herbia, quem tem sabe que ele é bem espesso e precisa de diluição. O caso é que ele é o shampoo mais cheiroso que eu já senti EVER! Só que eu não conseguia fazer ele funcionar... ficou um bom tempo encostado (mas antes eu quis jogá-lo na parede de nervoso haha). Guardado no armário pra eu não ver  o shampoo que paguei caro e "não funciona".

Até que eu resolvi turbinar o shampoo com propriedades anti-caspa (é gente, eu nunca mais compro shampoo específico pra caspa, vou fazendo rodízio com OES específicos pra isso).
Acontece que eu gosto de deixar os OEs agindo por pelo menos 5 minutos.
Então eu inventei esse método:



Passo 1: Dilua meio a meio o shampoo com água mineral
(eu sempre deixo uma garrafinha com água mineral e 1 gota de algum OE antibactericida pra não criar nada na água, funciona...)
Eu uso o equivalente a uma moeda de 50 centavos ou um real dependendo da sujeira do couro, pra ficar mais fácil, pode usar uma colher de sobremesa rasa de shampoo e a mesma medida de água.

DICA: se você for utilizar algum OE, pingue a gota no shampoo, misture e só depois acrescente a água , pra ficar bem diluído - já que um bom OE tende a boiar na água, daí você tem que misturar muito mais tempo pra ficar  bem diluído.


o shampoo já diluido com as gotas de OE

Passo 2: Borrife a vontade a água em todo o couro cabeludo!
Mas não a ponto de encharcar como a gente faz no chuveiro, o suficiente pra fazer o shampoo deslizar.
Como eu sempre faço o método (e eu adoro! parece que o cabelo fica mais macio, fora a mega massagem que você faz no couro) eu já deixo um borrifador com uma gota de OE antibactericida também.


Estão vendo que mesmo acrescido de OEs, o shampoo consegue fazer espuma?!
+ Acesse: Saiba como fazer a transição dos cosméticos orgânicos capilares
Passo 3: esfregue delicadamente massageando entre as mechas, os entremeios - não o cabelo!
Lembrem de uma coisa: quem precisa ser limpo cuidadosamente é o couro cabeludo, este sim que fica fedido,  oleoso (daí todo o resto do cabelo também), tem a caspa, a seborréia, a coceira...

Lembrando que eu tenho os cabelos mistos, ou seja - a oleosidade é excessiva na raíz e as pontas secas, no meu caso é devido ao comprimento. Esse método funciona tão bem pra mim, limpa tanto que agora eu posso me dar ao luxo de ficar dois dias sem lavar...

Jamais pude fazer isso com shampoo convencional, porque a própria química tóxica do produto ficava acumulando e criando sujeira e caspa - sim acredite! Seu shampoo ajudava a deixar seu cabelo sujo, tá?! É por isso que foi inventado o anti resíduos. Pra tirar toda a 'caca tóxica' que ficava acumulado nos fios e deixando pesado e sem vida.

Nota: nunca mais senti necessidade de usar um shampoo antiresíduos . Estou sóusando óleos vegetais ou leave in orgânico SEM SILICONE nos cabelos.

Finalizando: vá para o chuveiro!
Se você aditivou com OE aguarde uns 5 a 10 min para agirem bem, senão logo após a massagem em todo couro cabeludo, já pode ir enxaguar, molhe o cabelo.... massageie mais um pouco e enxague.
UPDATE: não é necessário a adição de OEs pra fazer o shampoo funcionar, eu faço isso pra tratar caspa... mas se quiser fazer com outros OEs que não sejam para a caspa, pode também...

A espuma que escorrer do couro já será o suficiente para limpar os fios. Mas como meus cabelos são ressecados nas pontas, gosto de fazer mais uma leva com shampoo para cabelos tintos (porque os meus atualmente estão com henna).


Dá trabalho?! Até que dá um pouco mas eu realmente AMO os resultados desse método! O cabelo fica mais limpo, mais leve, mais solto - mais brilhante ... e no meu caso sem caspa... Ah hoje eu amo o shampoo da Herbia, tanto que recomprei  ^_^

Vantagens:
- economiza shampoo já que você já vai ter diluido em água
- economiza água porque né... borrifar gasta uns 10ml de água enquanto que abrir o chuveiro só pra encharcar o cabelo,sei lá quanto mais...
- economiza energia elétrica por razões óbvias: é menos tempo fora dele!

 Pode ser a salvação pra fazer seu shampoo orgânico funcionar! Porque pelo que vejo muita gente de cabelo misto, encontra dificuldades com shampoo orgânico.




 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys