Páginas

09 agosto, 2012

Para tranquilizar cães inquietos

Minha cocker tem uma conexão extremamente forte comigo, uma antena mesmo... e quando estou com algum problema, ele se inquieta, reclama, anda pra lá e pra cá impacientemente - mesmo ela sendo Vata (saiba mais aqui), de natureza agitada, anda rápido, super empolgada - dá pra ver claramente quando ele se desequilibra.

Mas este post também serve pra ajudar cães que tem pavor de fogos de artificio, que também é o caso dela.
A primeira  coisa que me veio foi o floral Rescue, um clássico da linha Bach:

Rescue pode ser utilizado por todos, inclusive bebês e cães - existe até um frasco específico para os bichinhos, veja aqui.Tem energia equilibrante e relaxante, oferece apoio em momentos dificeis. Socorre em situações de tormenta mental e emocional.

Por isto funciona muito bem em ataque de pânico na dog quando acontecem explosões de fogos de artificio. Uso 2 gotas - pingo diretamente na boca dela... ou coloco numa tampa plástica de pote de requeijão um pouco de água mineral e as duas gotas e ofereço a ela.

Outra coisa que costumo usar quando a dog está tão inquieta que ninguém consegue dar o Rescue ou se recusa a beber... é uma sinergia:


- Óleo essencial de lavanda: clássico antistress e calmante da aromaterapia
- Óleo essencial de lemongrass (capim cidreira): tem efeito reanimador e ajuda a recuperar o ritmo normal

Como uso:
Vocês já sabem que OEs devem ser diluidos em algum óleo vegetal certo?! No caso da minha cocker, uso óleo de coco pois também ajuda na hidratação da pelagem (e acreditem,o pelo dela fica super sedoso e macio ! Também costumo usar só a lavanda diluida em agua e óleo de coco como leave in depois do banho dela).

Bem, use um tiquinho de nada do óleo de coco, em medida a olho 0,5 cm ou 1gr - dilua o óleo em uma colher de sopa de água mineral, se o óleo estiver solidificado, leve ao microondas por 5 a 10 segundos o suficienta para o óleo dissolver, se desejar morninho coloque mais tempo mas não deixe a mistura ferver.

Coloque 1gt de cada óleo essencial nesta mistura e massageie o bichinho.
A massagem por si só já ajuda a acalmar e junto com os OEs fazem um efeito fantástico!
* Se forem cães de pequeno porte infelizmente terá que ser descartado metade da receita, pois não tem como usar meia gota de OE
* Se forem cães de porte grande dobre a receita

Se o bichinho estiver muito agitado, utilize só 2 gts de lavanda.
Mas tenha cuidado para não emplastrar o pelo do bichinho, utilize o suficiente e observe se não fica ensebado.
Massageie com mais atenção as patas (almofadinhas) e orelhas, os pontos mais sensiveis dos bichinhos.
Em cerca de 5 a 10 minutos já se nota o efeito!

Você pode querer ler:
Shampoo Pet - Sal da Terra

   Observação:   
Caso você esteja acessando o blog via tablet ou celular, é necessário usar a 'visualização versão web' para que seu comentário seja postado via Disqus e assim respondido.


 

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys